quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lobito "Formação de novos hábitos"

olá,
são 17.46h e está findo mais um dia cansativo de selecção, com muitas provas, riscos e rabiscos, pontos e traços, cores e sons...o suficiente para fazer doer a cabeça ao fim de algumas horas, mas foi muito bom!
Os meus candidatos são na generalidade batoteiros, então tenho que lidar com eles de forma mais "militar", o que acaba por ser engraçado :) , porque no fim eles até alinham no jogo. A maior parte deles continua a fazer um exercício depois de eu já ter pedido e repetido para pararem e pousarem as canetas... Enquanto recolho os exercícios, os que ainda os têm vão escrevendo e ao mesmo tempo olham para mim para me controlarem...decidi tomar medidas drásticas: "Quando eu disser "STOP", todos levantam os dois braços no ar como se estivessem numa festa, quero ver todos com os braços no ar", assim que disse esta frase, lembrei-me logo dos muitos concertos de BJ a que fui: "You Gotta Raise your Hands; Put your hands together and say Hi Mamma"... uma memória interessante, para se ter em Angola. Bom...eles riam-se todos mas cumpriram, portanto acabou-se a batotice.

Para continuar com a diversão, e enquanto um a um se fazem os testes computorizados, vou falando com os outros para que eles não esmoreçam e fiquem moles... é que aqui o pessoal boceja muiiiiito a seguir ao almoço (nada de semelhante com Portugal, claro está :) :) ) então decidi perguntar se algum deles tinha curiosidade em saber alguma coisa de Portugal, do modo de pensamento europeu, enfim coisas da vida.

Houve uma candidata que puxou pela minha língua afiada e começou a falar de modas! Bom, modas = tendências =inovação= modernidade = mudança = visual = estética = cirurgia... já se está a ver onde a conversa foi parar!

2 minutos depois tinha 10 olhinhos chocados a olhar para mim enquanto eu lhes dizia que as europeias e americanas querem ser como as africanas, que são as suas mulheres-modelo (não se choquem agora os meus leitores) e que por isso recorrem ao cirugião plástico para aumentar determinadas partes do corpo com "saquinhos" de gel ou seringadelas de gel.

Giro foi observar as reacções e as frases que saiam das suas bocas, muitos risos de espanto, muitos não's acenados seguidos de:
"Mas isso não é normal, como é possível isso? Não prejudica? Mas isso vai contra o que Deus criou...",
o espanto aumentou quando lhes revelei que em países desenvolvidos a medicina já muda o que Deus criou na sua totalidade...é verdade, a medicina já anda de mãos dadas com Deus e faz cá por terra os seus milhares de Milagres diários, ao transformar meninos em meninas e vice-versa, e que no final do dia até é um acto louvável considerando os benefícios que tal "re"criação faz à psique das pessoas em causa.

Entretanto outros confessaram que já notaram que em Angola também ninguém está satisfeito com o que tem, as mulheres gordas querem ser mais magras, as magras querem ser mais gordinhas,.... Aqui só não se faz o mesmo que na Europa e América porque não há quem o faça, pois dinheiro e vontade há de sobra.

Verdade seja dita, este país vai evoluir em todas as direcções num curto período de tempo e a cirurgia plástica não será excepção, principalmente num povo que vai "ver-se tentado" a modernizar-se rapidamente...calculo que seja a loucura. As tendências é que serão outras provavelmente, já que a fisionomia é bem diferente da nossa. Espero que não sejam as tendências do Michael Jackson..
Gostava de acompanhar essa evolução. Curioso que quer as meninas em sala quer os meninos tiveram reacções à primeira vista negativas, o que demonstra que de facto a cirurgia plástica é uma "invenção" futurista e nada natural :)

Depois puxaram por mim para os aconselhar do ponto de vista pedagógico, já que sou psicóloga, perguntaram-me como é que eles podiam organizar-se mentalmente para não reprovarem nos testes cuja matéria até sabiam. Boa pergunta respondi eu...esse segredo ainda não foi totalmente revelado, mas apesar disso dei algumas dicas de respiração, concentração e motivação. Afinal, respirar pelo abdómen continua a dar os seus resultados, ler duas a três vezes os enunciados ajuda à compreensão e optar por fazer as perguntas mais fáceis deixando as dificeis para o fim também resulta.

Por fim acabámos por falar nos cursos superiores e em como seria bom se todos estes futuros maquinistas fossem contabilistas, engenheiros e gestores...vontade neles não falta! Uma das preocupações que eles me revelaram foi o custo excessivo de um curso destes, não necessariamente pelas propinas, que evidentemente são elevadas, mas também pelo preço exorbitante dos livros...pelo que identificaram há livros de economia a custarem 600 a 800 dólares...um verdadeiro exagero, livros que vêm de portugal a menos de metade do valor.

Bom, como os quis motivar a serem mais instruídos retirei-lhes esse peso de cima e ofereci-me para lhes comprar aqui em Portugal os livros da faculdade, dei-lhes o meu email, esperando que eles um dia me contactem para fazer pedidos de 4, 5 6 livros. Era bom sinal se o fizessem. Vamos ver, talvez esta história não fique por aqui.

No fim do dia, embora cansada de tanto repetir as mesmas indicações ("só podes reagir quando vires um sinal amarelo juntamente com um sinal sonoro; por favor coloca os pés nos pedais e clica com o pé esquerdo...agora com o direito...novamente com o esquerdo...por fim com o direito; responde às cores carregando nos respectivos botões... " ufa que canseira), foi muito bom ter três candidatos a darem-me os parabéns pelo trabalho desenvolvido e a exigirem que estes testes sejam feitos para qualquer profissão, não apenas para a deles, mas sobretudo para profissões ligadas à área de saúde.
Questionei-me se a qualidade dos profissionais de saúde aqui é baixa, que justifique esse apontamento deles. É bom ver reconhecido o trabalho e acima de tudo que eles se apercebam que uma selecção deste género é positiva e só aumenta as competências deles.

Mais um bom dia...agora esperam-me dezenas de testes para corrigir, mãos à obra então!

Até amanhã.

P.S.- Pinguim, marguinha, maninha, cunhadito e sobrinho, estou convosco esta noite em pensamento... divirtam-se, tenho muitas misses vossas.

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá fofinha
Grande profissional...Essa tua metodologia pedagógica foi o máximo!!!também é a brincar que por vezes o que é sério é melhor apreendido!
Também estiveste nos nossos pensamento e não só...
Correu tudo lindamente e o popey esmerou-se com a mesa,hummmmm!!!!Quanto á paparoca...tudo muito cool, e para sobremesa? uma nova receita da marguinha... maçã maracujada, que irei repetir quando chegares.
Ai! como o tempo só voa quando não queremos!!A.D.O.R.O - T.E.
Miljinhos






O André:a tia rute tá na ingola,
ingola,ingola e risadasPois foi bom, mas já se foram

MrsCreativity disse...

que ternura...que saudades...até breve!!!!

PoPey disse...

hehehhehehhe

Ainda te fazem por aí uma estátua. O que não sei é se é pelas tuas ideias futuristas ou pela competência demonstrada !!

Sinceramente, sinceramente... acho que pelas duas !!

Muitos Beijos !!

Anónimo disse...

...oi filhota.

Já agora uma dica para quem é sujeito a testes e ñ quer ter "brancas" - nunca ir em jejum nem em fase de digestão em especial se aquela, for de uma refeição substancial.

Quanto ao resto,daqui a umas horas,já depois de bem dormido,vou escrever mais umas palavritas

um beijo

CC disse...

Não pude deixar de me rir com as tuas metodologias pedagógicas improvisadas. Não há dúvida que os BON JOVI estiveram, estão e estarão sempre presentes na tua vida.

É preciso ter imaginação e isso é coisa que não te falta :-)

Concordo com o popey, e se te quiserem fazer uma estátua... na boa!!!!... desde que te deixem vir embora para casa :-)

Sim é verdade que o teu sobrinho diz 3 vezes "Ingola" sempre que lhe perguntamos onde está a Tia Rute. Ainda não percebi o porquê da repetição, mas às vezes torna-se dificil perceber todas as "saídas" daquele "palhacito".

O jantar correu bem e a maça maracujada é deliciosa. Tens que provar :-)

Ah, e já temos jantar marcado em tua casa para te dar as boas-vindas.

Já só falta uma semana e 2 dias!!!!

Anónimo disse...

Ohhhhh CC..Almoço ou jantar de boas vindas da mana não era para ser surpresa? ou será como o André diz..a vóguinha é tontinha das ideias!!!ehehe..estamos ambos a adorar esta minha senil tontice...

Então fofinha,foste baralhar a cabeça dos teus discentes? implantes,liftings,branqueamento da tez,e muito mais contranatura..
mudança de sexo?
"Os Deuses devem estar loucos"..
No filme, uma lata de coca cola caíu do céu, e foi o que foi...no Lobito,caíu dos ares alguém de uma outra estranha galáxia que não de Portugal..só pode!!!
Miljinhos

MrsCreativity disse...

jantar em minha casa? mal chego põe-me logo a cozinhar? Hummm...nao me parece :) só se for para provar a tal maçã apetitosa, de outra maneira, traz-se food de fora pra dentro :) estou mal habituada aqui no Lobito, come-se bem e nao se tem de cozinhar :)

MrsCreativity disse...

acho que devia ser surpresa, LOLOL

PoPey disse...

Era para ser surpresa, CLARO !!

Mas sim, concordo com a Rute !! É chato chegar e por-se logo a cozinhar !!

Fica sem efeito então !!

Temos MUITO tempo para jantares !!

Beijos !!