sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Quinta-feira, dia 21 de Agosto - Lobito

Olá,
hoje foi um dia de aventura e adrenalina. De manhã, peguei no carro (super yaris chinês & indiano) e conduzi os meus dois carissimos colegas Sr.MP e Sr.ME, até à Baía Farta, que fica a mais de 30kms do Lobito. Foi com alguma ansiedade e nervosismo que conduzi aqui em terras africanas. Como já havia mencionado anteriormente o trânsito é caótico, ora se ultrapassa pela direita, ora pela esquerda, ora por ambos os lados simultaneamente. Decidi manter uma postura atenta e calma e tudo correu bem, com a ajuda de um excelente co-piloto, o Sr. MP. Apesar de termos sido mandados parar por um polícia, mas que afinal era rotina e logo pediu as suas desculpas pelo incómodo causado a nós Srs.Drs. dos CFB (Caminhos de Ferro de Benguela). É complicado guiar um yaris em ruas com valas do tamanho e profundidade de 2 ou 3 bolas de futebol, com porcos e cabras a passear nas estradas e candungueiros a 300km à hora (salvo seja), mas lá se fez com cuidado e segurança. Depois de 2h de caminho e alguns enganos chegámos à Baia Farta...bolas que aquilo se "farta" de cheirar a peixe podre...lá Farta é a baía, farta de peixe, tanto peixe que apodrece ao ar e deixa um rasto de cheiro e de moscas que nem imaginando...digo-vos que foi dos piores cheiros que alguma vez senti...

A praia, apesar de ter a areia relativamente suja com objectos esquecidos pelas pessoas, tem uma água cristalina, muito limpa. Vêem-se bastantes barquinhos a pescar, é uma zona bastante atractiva do ponto de vista da natureza, é selvagem!


Voltámos rumo ao Lobito, agora demorámos menos tempo, pois os percalços da ida já não se repetiram.

Depois do almoço, e da concretização final de um trabalho ainda pendente fui visitar a Fábrica da Secil, 2ª maior cimenteira de Portugal, implantada em Angola e com excelentes niveis de produção. Este contacto nasceu da saída que fiz com o meu novo protector, o Sr.JA, que me deu a conhecer pessoas responsáveis por esta empresa e que tão gentilmente se ofereceram para me fazer a tour. Foi excelente, um mundo de oportunidade e de crescimento neste sector do cimento, ou não estivesse Angola a ser reconstruída...claro está, com cimento!

à noite, eu e os meus coleguinhas mais o Sr.HC da Secil fomos jantar à Cabana na Restinga, onde passámos um bom bocado, apesar de termos sido bombardeados com as notícias do acidente do avião da Spanair...que choca qualquer um, independentemente dos kms de distância.

O meu respeito e solidariedade às famílias das vítimas deste acidente trágico.

Abraço!

5 comentários:

PoPey disse...

Isso é que é passear... !! Ainda bem que estás a aproveitar a tua estadia !!

Sobre a problemática do Hemisfério Sul, podias ter falado na força de Coriolis, pois já tiveste uma "aula" sobre este assunto, certo ?!?! hehehehhe

Beijos Grandes...

Anónimo disse...

Olá!!!

...()""()
.("( 'o' ) ....Entrei...
,-)____)'--.
"=(o)==(o)='

-----\\\\//-------
------( @@)-------...Espreitei...
---ooO--(_)--Ooo-


(\)__(/) ...E voltarei...
(=*.*=)
(")__(") com mais tempo

Miljinhos

CC disse...

Foi um dia muito positivo, portanto!! ... e cheio de aventuras :-) Ah.... não sabia essa da água a rodar ao contrário. Deve ser engraçado. Efectivamente são coisas a que nós não damos qq importância porque desde sempre a vimos girar para o mesmo lado. Beijocas e bons passeios (sempre com cautela q.b.)

Anónimo disse...

Olá fofinha,hoje népia...
E todos nós esperando impacientemente novas aventuras...
Alguém que conhece bem Angola diz que o cheiro "pivete" da Baía Farta se deve ao facto da secagem de quantidades enormes de peixe, tal como acontecia no passado em Aveiro na zona das Gafanhas,na época da secagem do bacalhau.
Aconselha a nunca petiscares
"Baiacu", um peixe que mata!!!!
Água na pia a rodopiar para a esquerda no hemisfério sul e o contrário no norte???
Já li algo sobre o teorema da mecânica do Sr.Coriolis a respeito do movimento giratório dos furacões, mas há quem afirme que esse fenómeno não é possível na "pequenez"da água num lavatório.
Atribuem esse efeito a sujidade e impurezas na canalização e imperfeições dos materiais...será?
Comprova lá isso tu in loco.
Ainda não disseste se já viste daquelas criaturas que nos fazem ficar petrificados ou fugir a sete pés, como por ex...este senhor!

,.---._.. ._,-';
.... ,----(..... o`-'.,-´
. /(........`--'._,´
'( ..\. |__|. |'
|_|...|_|

Cuidado com tanta adrenalina...
Miljinhos

Anónimo disse...

O dito Sr. não me saiu lá muito bem!!
♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
............,.---._.. ._,-';
.... ,----(..... o`-'.,-´
. /(........`--'._,´
'( ..\. |__|. |'
......|_|...|_|
♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡