terça-feira, 5 de agosto de 2008

Lobito - terra de formação

respondendo ao comentário do meu popey...é verdade a Marinha está cá em peso e também a força aérea...ainda nos sentimos mais seguros, e é muito bom ouvir falar portugues de portugal às refeições, pois eles estão hospedados no mesmo hotel. Os senhores fardados de branco e outros de verde ( não é verde que se diz pois nao? de que cor é aquela farda dos soldados que se querem camuflar na selva??) , pois eles estão todos cá para dar formação ao pessoal de cá. A marinha até veio com o seu navio escola SAGRES. Sairam no inicio desta semana creio. Estão numa missão chamada Mar Aberto.

A Operação Mar Aberto constitui-se num conjunto de actividades a desenvolver no âmbito da Cooperação Técnico Militar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). No contexto desta operação está prevista a realização de palestras e workshops a bordo do N.R.P. "Sagres", o embarque de militares dos PALOP com o objectivo de lhes proporcionar treino de mar e todo um conjunto de actividades que visam o aproveitamento do navio como plataforma de ligação, formação e cooperação. Isto inclui claro está o pessoal do Lobito, que teve oportunidade de ir lá aprender, na semana que antecedeu a minha vinda, de 26 a 30 de Julho. Eles agora ficaram cá a dar formação mas o navio partiu com a maioria do pessoal, o navio ruma agora a sul na direcção do Cabo da Boa Esperança, o navio visitará a Cidade do Cabo (14 a 20 de Agosto), na África do Sul. Ainda passará pela cidade de Maputo (31 de Agosto a 5 de Setembro), em Moçambique. De regresso a Lisboa, o navio Sagres voltará à Africa do Sul para visitar Port Elisabeth (10 a 14 de Setembro) e novamente nas águas do Atlântico irá demandar o porto de Lobito (28 de Setembro a 2 de Outubro), pena que nessa altura já cá não esteja, se não iria visitá-lo, já que convites para isso aqui não faltam.

Popey the sailorman, estive bem?

5 comentários:

Unknown disse...

Olá miga,
Nem imaginas o quão contente estou em ver que os teus projectos correm bem e oportunidades que se abrem para ti.
Tenho 2 colegas que foram convidados para ir para Angola trabalhar, não sei o que vão encontrar, já ouvi falar bem, mal, mas o "nosso" futuro também muito depende dos projectos "africanos". Quando voltas?
Espero que em breve e que finalmente seja possivel vermo-nos.
Acredita que continuarei a vir ver o teu blog.
Ainda não li as " aventuras" pelas terras polacas, mas de certeza que interessantes. Vou ler prometo.
Tenho uma novidade, contada pela minha mãe, mas eu vou-lhe ligar amanhã. Pronta????
Pois aqui vai, a Alice está grávida.
Amnhã se tiver tempo volto a escrever.
Beijo

PoPey disse...

Ao ler este teu "post" de resposta ao meu desafio poderia ter ficado "esmagado" pela clareza e detalhe do seu conteúdo, mas confesso que não !! E sabes porquê ?? Porque tal como eu te digo muitas vezes que "só de desilude quem está iludido", também aqui o princípio se aplica. És "BRUTAL" !!
Obrigado por me teres trazido boas memórias na Navy... às vezes faz falta, pois foram 26 anitos a servir a "Briosa". OBRIGADO !!

Nota: Quanto às fardas verdes chamam-se mesmo "camuflados" !! Muitos Beijos e tem mais um bom e desafiante dia de trabalho!!

CC disse...

Oh maninha, o Gonçalo é aquele que eu penso que é? :-)

Anónimo disse...

Lá vai uma critica/sugestão ....em vez de "Lobito-terra de formação"não estaria mais adequado"Angola..Lobito etc."terra de aprendizagem?
Miljinhos

Anónimo disse...

Regressei para te perguntar se já viste muitos e belos FLAMINGOS.
Dizem, que Lobito além de ser a sala de visitas de Angola é também a cidade dos imponentes flamingos.
Jinhos