quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Dias 12 e 13 de Agosto – Lubango

Hoje dia 12, depois de 10 horas de sono rejuvenescedor acordei para mais um dia de trabalho e estava bem prontinha para ele. Infelizmente não havia água nem luz quando acordei mas uma pessoa habitua-se a estes percalços, as condições são até muito boas, por isso não me vou queixar mais. Durante a manhã estive a corrigir os testes de ontem e a fazer os relatórios, depois fui almoçar. Existe aqui um café restaurante de portugueses espectacular, tem sandes, tostas, pizzas, peixe, carne, e tem um excelente aspecto, talvez por isso os poucos brancos que se vêem na rua vão lá comer, sentem-se em casa, pelo menos eu sinto-me muito bem lá, e a comida não é cara. É um ponto muito positivo aqui do Lubango, estar tão distante de casa e depois ter a sorte de poder almoçar numa casa que nos faz lembrar a nossa terra. Depois do almoço fomos passear um pouco, acabei por gastar 300 Q. nuns óculos escuros da “Dolce & Gabanna”, são 3 euros; aqui o tempo é muito seco e o sol perturba muito a visão, já para não falar no pó que ingerimos e que se cola às minhas lentes de contacto, por isso negociados os óculos de 500 Q para 300Q, foi bom negócio., passámos ainda por uma loja de artesanato e encomendei uma tela, vamos ver se o pintor consegue pintar a minha descrição de Africa, tentei ser bastante clara, tal como vocês dizem que sou aqui no blog. Se ele perceber a minha visão sairá uma tela bonita, se ele não entender ele fica com a tela e eu volto de mãos a abanar.

Voltei para a residencial depois do trabalho e o Sr. B tinha-me dito que atrás do nosso condomínio havia um aglomerado de casas pobres, eu quis logo ir lá conhecer a tão dura realidade africana, e assim fomos os dois munidos apenas da maquina fotográfica e de muita vontade de ajudar o próximo. Encontrámos uma família composta por uma mulher e 4 filhos.




Na realidade aquela mulher já teve mais de 10 filhos, mas muitos morreram ainda bebés e outros mais crescidos, provavelmente de malária. O marido partiu para Luanda e há bastantes meses que não manda salário. Diariamente esta família vive dos favores de outras com mais posses, o jantar de hoje não foi excepção, cerca de 300gr de hortaliça servirão para alimentar estas pessoas e amanhã…é um dia novo e a comida será uma incerteza. Fomos visitar a casa deles, escura totalmente por dentro, toda em pedra e com tecto baixo de zinco seguro por pedras, a casa tem uma sala, um quarto e mais não vimos devido à escuridão. Pobreza…pobreza! Não são felizes isso eu posso dizer, o olhar não engana. Posso não conseguir ajudar o mundo mas esta família amanhã e depois de amanha terá o que comer. Contei com a ajuda do administrador do condomínio que cedeu uns enlatados, arroz, vinagre, sal. Eu amanhã irei comprar leite, pão, cereais, frutas e vegetais…tudo será pouco para alimentar as crianças mas…será uma ajuda preciosa para quem por vezes não come uma única refeição por dia. Estou desejosa pelo fim de dia de amanhã. Vou tentar também comprar uma bola de futebol e alguns brinquedos, mas isso depende do preço, pois estou sem dinheiro. É por isto que vale a pena vir a Africa, porque temos a oportunidade de fazer o bem a quem realmente dele precisa.

Beijinhos…e obrigada Sr.B

Dia 13, como não tenho net porque o Director decidiu vingar-se e ficar com ela, tenho de postar dois em um quando tenho oportunidade, hoje “roubei” a net ao chefe de serviço…ah e tal tenho de confiscar a sua Internet, amanhã de manha devolvo… - OK pode levar… - Fixinho assim é que eu gosto, eheh. Bom, esta net não é lenta é mais que isso…mas hoje tenho muito para contar, com sorte consigo postar. Acordei cedo e logo comecei a avaliar mais pessoal, às 11.45h saí a correr para apanhar um supermercado aberto, eu e o Sr.B fomos comprar bolachas, agua, leite e outras coisas mais, para a tal família. Tivemos sorte, encontrámos tudo o que queríamos. Fomos almoçar ao café Huila (que recomendo) e voltámos ao trabalho.




À tarde já desejosa de voltar para casa para fazer a minha boa acção e depois de saltar uns quantos muros e cair na terra de quatro, consegui ir ter com a família entregar os bens que comprámos com tanto carinho. Ficaram muito felizes e hoje o jantar já vai ser melhor, que bom… Tirámos também algumas fotos com eles.



A casa é mesmo pobre, agora temos termo de comparação, outra casa similar à deles, a cerca de 200 metros de distância, é completamente diferente por dentro. Uma família com 7 crianças, tem mobílias de todo o género em casa. Algumas crianças dormem no chão, mas na sua maioria a casa tem condições, dentro do padrão daqui…depois verão as fotos quando chegar ao lobito e tiver net para fazer upload.


a cozinha:



Essa família é muito alegre, ri muito, brinca muito, ao contrário da outra a quem demos a comida…são opostos mesmo, ainda bem que pudemos ajudar uma família necessitada, se pudesse reproduzia isto milhares de vezes, enche-nos por dentro.



Como não sei se poderei voltar à net, porque o “Deus nº2” pode vingar-se também, fica desde já a notícia de que vou explorar o Lubango na sexta-feira, pois é feriado e ninguém trabalha, em principio irei ver umas cascatas lindas, trarei imagens para poder partilhar um pouco da experiência. Aqui beleza natural é o que não falta.

Beijocas e obrigada por me acompanharem nesta viagem.

P.S.- algumas curiosidades:
Higiene: chi-chi faz-se na rua, quer sejam mulheres, homens ou crianças. As fezes fazem-se para dentro de sacos plásticos e atira-se para cima do telhado da casa. São rotinas dos mais pobres! /Acabou de faltar a luz) difícil escrever assim…o brilho do ecran ilumina suavemente as teclas e espero conseguir mesmo assim…bom ia a contar que a higiene pode ser por vezes realmente precária. O cheiro das pessoas é horrível, alguns cheiram a catinga mas isso é o normal e está tudo bem, mas cheirar a lixo?? Nunca vi tal coisa. Aqui a questão é que há lixo nas ruas, junto das casas das pessoas mais pobres e então o que acontece é que as pessoas ao estenderem as suas roupas ao pé das suas casas, estas apanham o odor da rua, já para não falar do pó, claro…então não imaginam o que é, estar em pleno escritório dos caminhos de ferro e passarem por mim pessoas que cheiram a lixo, mas a lixo mesmo, daquele lixo que cheiramos quando abrimos um grande contentor desses que há nas nossas ruas…aquele cheiro adocicado tipo podre…yah as pessoas cheiram assim…algumas pelo menos. Indescritível. Bom, a luz não quer aparecer e os olhos j+a se cansam…por isso acho que vou ficar por aqui.

4 comentários:

PedrinhoSSM disse...

Nem sei o que te diga. Ou seja, sei. Muitos parabens por escreveres a tua historia por terras de Lubango, Angola.

Os parabens são tambem pela ajuda que deste e estás a dar esta semana à tal familia da senhora com os 4 filhos.

Fez-me um bocado de confusão quando contaste que as pessoas urinam em qualquer local e fazem os "cócós" para sacos que atiram para cima dos telhados.

Só apetece mesmo dizer que raio de vida esta em que uns têm tudo e outros não têm nada.

Pessoas que cheiram a lixo!!! Mas ainda estamos no planeta Terra? Estas coisas já não deviam de existir.

Agora fiquei um bocado revoltado com tamanha pobreza.

Espero as tuas novidades de um novo dia.

PoPey disse...

Oi linda...

Hoje já comento muito tarde, quer dizer, na verdade já é amanhã, ou até pode ser hoje, muito cedo, pois são 2 da manhã !!

Tive aqui uma reunião Made2Coach e só me despachei agora !!

Já tenho saudades de te ver aqui online "ao pé de mim", mas vejo que andas a praticar o bem e isso é MUITO bom !!
Continuas a crescer todos os dias, infelizmente conhecendo um pouco da triste realidade dos outros, mas é assim mesmo...
Pois é, como dizia o pedrinhossm no comentário anterior, "...que raio de vida esta...com pessoas que cheiram a lixo!!"
E o que choca é que isto se passa num dos países potencialmente mais ricos do mundo !!
Pobre "democracia" e pobre "liberdade" que pariram tamanha injustiça social !! E o mais triste é que no próximo dia 5 o País vai a votos para ficar tudo na mesma!! :-( :-(

Até já...

Anónimo disse...

Oi filhota

...e tens um Coração Taãao Grande.Q bom seria q a(s) filha(s) do sr eduardo fizessem um bocadinho daquilo que tu tanto desejavas q fosse feito.Era só um bocadinho de UMA das suas diarias aonde quer q ela(s) estejam...
enfim, em 1945 Um Sr. disse "nunca tantos deveram tanto a tão poucos" aí,como em outros mundos é "nunca tão poucos devem tanto ($$$) a tanta gente"

um beijão

(de um pai grato e orgulhoso pelas filhotas q deus lhe deu)Bem Hajam

Anónimo disse...

Um pequeno gesto de cada um... pode significar muito no miserável quotidiano dessas crianças, vindas do nada e filhas do nada, mas com um sorriso de esperança nos olhos que muito poucos ousam ver.
De ti?outra coisa não seria de esperar...
Miljinhos