sexta-feira, 4 de junho de 2010

NY: "A Grande Maçã" - é realmente grande! 03.06.10

Bom dia. São 06.20h am de dia 04. Pela 2ª vez dormi pouco, acordei às 04h, cerca de 09h da manhã em Lisboa...este fuso horário deixa-me desnorteada, ufff...

Ontem, dia 03 de Junho, grande dia. Começámos a manhã com uma ida a Times Square. Reparámos que estamos perto de tudo e se é assim que tal começar o dia com um boost de energia de Times Square? Confesso que as minhas expectativas eram altas, imaginei o Picadilly Circus, e a isso juntei fotos mentais retidas de vários filmes e cinema. Quando cheguei fiquei em estado de choque literal. Times Square é enorme! Os billboards são gigantescos, cheios de luz, com publicidade estática e dinâmica (filmes publicitários).



É incrível...mas por mais que queira relatar esta experiência, só quem vê é que consegue absorver "a cena". Deixo aqui algumas fotos, de diversos pontos de Times Square, eu demorei cerca de meia-hora a ver tudo...conseguimos imaginar a dimensão destas ruas que convergem depois na famosa praça. Essas ruas transpiram arte e boemia, desde o cinema ao teatro, à publicidade de TV, hoteis, lojas famosas, é um Mundo de fantasia para os adultos, sem dúvida um apelo ao consumo. Há billboards nesta praça que chegam a custar 1milhão de dólares por mês ao anunciante. Sendo o anuncio pub mais caro de 2 milhões de dólares (ou mais ainda não percebi bem) por mês (este fica junto ao Madison Square Garden e Macys), é actualmente ocupado pelo History Chanel.


Depois de Times Square e de uma paragem obrigatória na megastore da Levis, onde se compram calças de ganga LINDASSS por 29 dólares, iniciámos oficialmente a nossa tour com o New York Pass que nos permite ir a "todo o lado" durante 3 dias sem pagar mais por isso. Optámos por fazer downtown...na verdade estava ansiosa para ver a zona financeira e o ground Zero, tinhamos de ir.
A primeira paragem que fizémos foi em Chinatown, uma versão miniatura da China. O cheiro de Manhattan, a lixo, urina e combustível queimado, é agora substituído por uma combinação de cheiros a fritos e massas. Se por um lado não posso dizer que Chinatown cheirava bem, por outro não poderei dizer também que não foi uma boa mudança de "ares". Dito por mim mas em especial pelo guia da tour, de facto NY não tem propriamente um bom aroma. Note-se que as ruas, de manhã e ao fim da tarde, estão repletas de sacos de lixo prontos para serem levados pelos camiões (em locais estratégicos, embora não tenha ainda percebido a dita estratégia). O cheiro é no mínimo desagradável. A juntar ao lixo, o calor que se faz sentir e consequentemente o aumento de concentração dos odores...ui...há locais mesmo impossiveis. Ainda bem que NY tem vários parques e jardins, que servem como uma lufada de ar "semi-fresco".
Bom...continuando com Chinatown, entrámos num parque dos vários que interrompem o caos da cidade, e nesse parque estavam dezenas de chineses em redor de várias mesas, a fazer o quê? A jogar, a jogar a sério. Cartas, jogos estranhos de mesa, enfim...ali jogava-se a dinheiro. Havia fichas como se de um casino se tratasse. Muito se fumava por ali! O ambiente não era do melhor e por isso resolvemos "bazar" dali com alguma celeridade. Surpreendentemente a 2minutos dali fica o centro de detenções de NY, bem como o tribunal criminal, por isso amigos chinocas...se não pagam vão de cana.

Interessante também é que raramente se vê alguém na rua a fumar. Já sabemos o quanto os americanos são extremistas e pouco adeptos do fumo, mas achei impressionante pois não se vê mesmo ninguém a fumar, logo as beatas no chão escasseiam, o que é óptimo, pois torna a cidade muito mais limpa. Curioso é que junto a chinatown e junto ao centro de detenção e Tribunal, além de haver dezenas de beatas no chão, havia muita gente a fumar. Culturas? Estratos Sociais?...just wondering

Chegados ao Financial District...que dimensão! Os edificios públicos, os tribunais, lindos!!! Se passámos inúmeros kms a deslumbrar a modernidade dos arranha-céus, agora tivémos oportunidade de contemplar a arquitectura antiga desta área urbana, 5 estrelas, parecia que estava em Roma ou em Berlim, onde o contemporâneo converge de forma sublime com o antigo.

Este é um dos mais de 10 Edificios grandiosos ligados à justiça e à área financeira. A foto não lhe faz "justiça"!

Já na ponte de Brooklyn, a imagem de Manhattan que cumprimenta os que pretendem entrar na cidade, é assim:
A Ponte de Brooklyn é super romântica. Uma ponte com dois pisos, no primeiro tem o tabuleiro dos veiculos motorizados, e no 2º andar tem o tabuleiro para ciclistas e pessoas a pé. A vista é brutal, quer para a área financeira de NY, quer para o WTC. Brooklyn (ouvi...) é a cidade mais populosa dos EUA...terei de confirmar isso mas...faz sentido que seja, já que as pessoas que vêm viver o sonho americano em NY, acabam por ficar em Brooklyn, à distância de apenas uma ponte do centro do mundo.

Já muito perto do Ground Zero, resolvemos prosseguir até lá a pé...comecei a sentir um aperto no peito! Não sou americana, não experienciei a tragédia do 11 de Setembro como os americanos, mas fiquei chocada com o acontecimento e muito sensível ao mesmo. Desde que cheguei a NY que ao olhar para os arranha-céus mais altos, consigo imaginal visualmente um avião a ir de encontro aos mesmos e fico mesmo perturbada, e isto sou eu, uma europeia que aqui veio passar alguns dias de férias. Imagino como será para os New Yorkers que vêem diariamente centenas de aviões a sobrevoar a cidade...quando é que um colide com uma torre novamente? Acho que esta pergunta deve assaltar-lhes o pensamento com alguma frequência.

Numa rua, junto a um dos hospitais que recebeu os sobreviventes do ataque às Torres Gémeas do WTC, vimos isto:



É uma espécie de memorial onde várias crianças deixaram as suas mensagens de solidariedade ou de saudade face aos entes que perderam. O Hospital que outrora serviu Manhatan na dificil tarefa de recuperar os milhares de feridos que iam fugindo para lá, bem como (curiosamente) os sobreviventes do Titanic que chegaram a NY...está fechado, creio que fechou o ano passado mas não posso precisar.

WTC é agora assim:


uma área equivalente a 2 campos de Futebol (talvez), com uma profundidade equivalente a uns 10-15 andares, completamente coberta de maquinaria e de materiais pesados. É este o local das ex-Twin Towers.


Ao lado deste cenário temos um novo edifício de WTC, construido em 2006, lindissimo, eu diria que é cerca de 2,5x mais baixo que as torres, e ainda assim é gigante...e lindo!

Nesta foto estou a 5metros de distância do dito...e não se consegue ver o topo, de tão alto que é.


Felizmente os americanos têm uma cultura super patriota que os protege e "mima" em situações devastadoras como esta do 11 de Setembro. Fomos procurar saber o que planeiam para substituir as torres gémeas e ficámos positivamente surpreendidos pela decisão magnífica que fizeram. O espaço terá lagos e quedas de água, um jardim e um complexo de edifícios magnificos...as fotos que mostro a seguir são parte de maquetes que nos foram mostradas no memorial Center




Neste momento está já a ser construído (eu diria que vai com 7-10 andares) a torre principal ( a que tem a antena no topo). Admiro a garra e a força de recuperação que este povo tem. Foi fortemente atacado no coração da nação e apesar de haver traumas e muita tristeza associada a estes eventos terroristas, há um orgulho nacional orientado para a recuperação. Fiquei emocionada com o que vi no Memorial, vale a pena ver! O lema deles é "United by hope".


Já de regresso ao hotel subimos ao Empire State Building para ver o por do sol e o anoitecer de Manhattan. A vista é algo assim:

A parte mais bonita da ilha vista do Empire...onde deveriam estar as Torres Gémeas bem ao centro junto ao Rio Hudson



E mais algumas:

Nesta última pode ver-se o Chrysler e a torre residencial mais alta do Mundo. Pertence a quem? Donald Trump!
Chegada a noite por volta das 20.30h o Chrysler acende o topo, já precedido de outros edifícios maravilhosamente iluminados.


Apesar de não se conseguir perceber bem, ao fundo temos o Central Park.

É super interessante escutar a "vida" desta Ilha do 86º Andar do Empire. É um som "redondo", abafador, interrompido por vezes pelas buzinas dos automóveis e pelas sirenes dos bombeiros ou polícias. Não há silêncio.
Depois de um dia brutal cheio de histórias e vistas surpreendentes, fomos jantar a Times Square para testemunhar o contraste de luzes ímpar desta cidade. Se de dia já nos transfere uma sensação energética brutal...à noite então é maravilhoso!

São 07.32, uma hora depois de ter iniciado este relato...despeço-me, hoje será a vez da Estátua da Liberdade, Central Park e algo mais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Chinatown, Empire, Ground Zero e ponte de Brooklyn num só dia, isso é que foi correr! Esses passes turísticos parecem render bastante! E as referências aos nossos meninos, já viste alguma coisa?

Beijinhos

Betania

MrsCreativity disse...

Dos nossos meninos apenas o Jon em cera no Madame T. Depois colocarei a foto

Anónimo disse...

A América é um mundo à parte, tem tudo em grande e em quantidade: Não há dúvida que já conseguistes ver muita coisa que impressiona pela beleza e pelo tamanho. Bjs