quinta-feira, 10 de junho de 2010

Washington DC – Dias 07 e 08.06.10 – Parte II


Prosseguimos para o museu espacial e da marinha, onde está um fragmento real da lua, bem como de marte. Podemos ver replicas de armamento como misseis balísticos, aviões de combate, o interior de um porta-aviões, o interior de uma “nave espacial”, a história do Apollo 11, assim como todos os acessórios de comida e higiene dos astronautas. Fotos, fotos, fotos...excelente museu!
 

De seguida fomos visitar o memorial de Lincoln, de onde (tenho de confirmar esta informação) o 44presidente da américa – Obama, discursou e fez o juramento como presidente.


Não há palavras para descrever com justiça a vista que este memorial nos proporciona para o downtown de washington.

Não obstante do memorial ser lindissimo e imponente, a vista para o Obelisco e Capitólio é brutal...fotos, fotos, fotos da mesma paisagem linda!!!!

Entre o Obelisco e o memorial de Lincoln existe um lago cheio de patos que se misturam com as pessoas que por ali passam.
De cada um dos lados do lago existem dois memoriais, um dos combatentes da Koreia 


e outro dos combatentes do Vietnam.

Dois memoriais completamente diferentes e ainda assim muito tocantes. Não há que ser simbólico nestas questões da guerra, como são os dos vários países que visitei (Alemanha, Polónia, França, Inglaterra). Aqui, os memoriais traduzem fria e objectivamente  o custo da liberdade e a devoção dos bravos e corajosos que defenderam a nação e a permitiram ser e manter-se livre.
A envolvente de todos estes memoriais é verde. Árvores oferecidas pelos japoneses encantam a paisagem com um brilho oriental populado por aves e esquilos. Por falar em esquilos, são tão doceis que vêm comer à mão. Descobri que gostam de cereais cobertos de mel e frutos silvestres, vieram buscar um pouco e sentaram-se confortavelmente a comer o lanchinho...demais demais!!! 

As dezenas de pessoas que tentaram alimentar os esquilos com pão não tiveram sorte, temos pena!!!
Próxima Atração: The White House. Tivémos alguma dificuldade em chegar até ela, fomos barrados pela polícia e por inúmeros carros. Aguardámos que esse barramento passasse, pois poderia ser a chegada ou a partida de algum membro da casa branca (presidente, familia do presidente, vice-presidente,...), à medida que iamos esperando a segurança apertava cada vez mais, “hummm, deve estar a sair alguém importante”-pensei. 
Eis se não quando sai a troupe toda, umas 10 motos, 2 jipes e duas limousines pretas, numa das quais se viu uma figura masculina magra, de raça negra, com orelhas grandes JJ e cabelo raso, que respondeu com acenos e um sorriso rasgado quando as dezenas de pessoas que aguardavam por ali gritaram pelo nome de “Mr Obama”. Ora, contando que o que parece ser...é, e enquanto acenava ao Sr Obama, tirei uma fotografia para relembrar o momento. “Right place at the right time”, hein?
Conseguimos depois vislumbrar a casinha em questão, apesar da forte segurança instalada à frente das grades que envolvem a dita.
Claro que havia uma cabana de manifestação virada para a casa com pessoas com muito mau aspecto lá...radicalistas? Poetas? Gostei da mistura da pobreza e humildade mixed com o pc portatil da Sony com wireless...grande cena! Só aumenta a credibilidade...right???
A casa branca apresenta-se com um jardim enorme do lado sul e uma fonte no centro de um pequeno relvado na zona norte (zona que visitámos), tem mais de 100 quartos e mais de 30 WC (dizem!!). 

Continua...

Sem comentários: