quinta-feira, 10 de junho de 2010

Washington DC – Dias 07 e 08.06.10 – Parte I


Chegámos a Washington, a capital mais ”influente” do planeta. A primeira impressão que tive da cidade foi muito boa. As ruas são largas, os prédios relativamente baixos e claros, fazem lembrar roma antiga, as ruas lembram Paris. Senti uma dinâmica mais calma, apesar de se ver muita gente nas ruas não se compara a Manhattan, aqui anda-se mais devagar, os carros não apitam tanto porque o trânsito flui um pouco melhor e não existe smog!! Em contrapartida vêem-se muitos veículos da policia, um ou dois helicópteros a sobrevoar o triangulo Capitólio – Monumento de Washington (Obelisco)- Casa Branca,  bem como vários carros dos “Serviços secretos”. Nota-se que é uma cidade muito protegida e consequentemente segura.
Fizémos uma viagem longa do aeroporto para o hotel, não fazia ideia que o hotel Days Inn ficava assim tão longe, mas acabou por ser muito bom, pois a zona Connecticut Avenue é excelente, muito sossegada, numa zona residencial e com metro á porta. Bom também é o facto de ter um starbucks a menos de 200metros...vivendo uns dias nos EUA e começa-se a valorizar mais o starbucks, é que o café não é lá muito bom no comum dos estabelecimentos e o hot chocolate também não, por isso é que o starbucks pode ser um “stomach saver”. Recomendo o Days Inn, é super confortável e espaçoso.
Na manhã de dia 07, por volta das 06.30h da manhã saímos em direcção à Union Station (a maior estação de comboios dos EUA durante uma semana inteira J - depois da primeira semana de inauguração surgiu a Grand Station de NYC que conquista ainda o titulo de maior estação dos EUA e quem sabe do Mundo). As ruas de Washington pautam-se pelos jardins cuidados que envolvem as casas e pelos áreas verdes que acompanham as avenidas. Os pássaros ouvem-se intensamente e cheira a natureza, parece cascais em ponto gigante...muito bom!
A tour começa com uma visita ao capitólio e permitem-me considerar este como um dos mais belos monumentos que já vi. A grandeza, o pormenor, a arquitectura é sublime.  Gastei bastantes megas da minha máquina a fotografar este monumento de todas as direcções possiveis...
A segurança é como esperado muito apertada, ao chegar à rampa de entrada para o Capitólio, fizeram-nos um breve briefing sobre o que não deviamos levar connosco na tour ao edificio. Achei curioso quando nos advertiram sobre o esconder objectos nos jardins envolventes ao capitólio...parece que algumas pessoas deixam parte dos seus pertences (canivetes, metais, talvez comida ou liquidos) nos jardins enquanto visitam o edificio, isto porque não podem entrar com eles. Não me faz muito sentido...mas enfim.
A entrada é grandiosa, com estátuas que representam os indigenas (índios), tectos altos e claros. Foi-nos atribuida uma guia que nos ofereceu headsets para que melhor a pudessemos ouvir durante a tour de 30min aproximadamente. O capitólio é o local onde se reunem os senadores e os representates dos estados, é uma assembleia da república. Foi mandado construir por Lincoln antes da guerra civil. Com o inicio da guerra faltaram recursos financeiros que seriam desviados para esta, e a construção ameaçava ser interrompida. Lincoln falou com os construtores e disse-lhes que não lhes poderia pagar e que apesar de querer ver o capitólio construído para ser o grande icone da liberdade e união, não lhes poderia exigir que trabalhassem de forma gratuita. Os construtores responderam a este carismático presidente com o seu trabalho e prosseguiram a construção do edificio que até hoje é um icone americano perante todo o mundo. O Capitólio é (creio) o edificio mais alto de Washington. No topo do Capitólio existe uma estátua representativa da liberdade- statue of freedom, e não há nada que possa sobrepor-se à liberdade, pelo que...todos os outros edificios deverão  ter dimensões inferiores à estatua do topo do capitolio.
O capitólio foi o edifico mais alto da américa durante várias décadas. Nele cabe a estátua da liberdade!
Entrámos numa primeira sala com várias estátuas de pessoas ligadas ao governo e importantes para o país. Existem algumas condições para as estátuas: só são permitidas duas estátuas por estado (os estados podem apenas recomendar duas personalidades para este museu); estas personalidades têm de ter feito algo de realmente valioso para o país e devem ter já falecido. As estátuas podem ser de bronze ou mármore e devem respeitar dimensões padronizadas. Maioritariamente esta sala é preenchida por presidentes e chefes de governo, presidentes como Washington, Lincoln, Jefferson, Reagan, Johnson, Franklin estão todos presentes.

Seguimos para a cripta que tal como o nome indica, o objectivo era conter tumulos de grandes nomes (presidentes, chefes de estado,...), a começar pelo próprio Jorge Washington. Mas jorge Washington queria ser enterrado num cemitério na terra natal dele e deixou essa vontade escrita, por isso hoje vê-se apenas no chão, no centro da cripta, uma estrela a marcar o local onde deveria estar o tumulo daquele que foi o primeiro presidente americano e que marcou os americanos para sempre!
Foto da declaração da independência escrita no capitólio:

continua...

Sem comentários: