quinta-feira, 3 de junho de 2010

New York, New York!! - The Empire 02.06.10

O titulo desta mensagem é o Empire, porque estou a escrever e a olhar para ele, está a 150metros do meu quarto e é impossivel ficar indiferente.



São aqui 6 da manhã, 11 em Lisboa...as diferenças de horário ainda não me permitem dormir nas devidas horas.

Ontem cheguei ao aeroporto de Newark em New Jersey e depois de uma viagem de 15min muito agrádavel entre o aeroporto e o meu hotel (Confort Inn Manhatan), fui surpreendida pela cidade...de forma positiva e negativa. Primeiro negativa porque achei a cidade muito suja, não por ter poluição nas ruas, mas antes por ser tudo muito escuro. Os edificios são quase todos castanhos, quer de origem quer de poluição...o chão é escurissimo e feio. A juntar à altura dos edificios e consequentemente à falta de sol...temos uma cidade pouco clara e ampla, pelo contrário escura e concentrada. Essa foi a minha percepção enquanto era conduzida ao hotel.

Chegada ao ConfortInn, fiquei muito contente quer com a localização ( a 50m da 5th avenue) mas também com a qualidade do hotel e quarto. As minhas expectativas eram muiiiiiito baixas. De dezenas de hoteis que pesquisei, e considerando o orçamento, este foi o que menos feedbacks negativos tinha, daí a escolha. Quarto confortavel com uma vista muito boa para o Empire e rua adjacente. O ruido da rua é qb,ou seja, não é exagerado considerando a cidade em questão.

Depois de arrumadas as bagagens, resolvemos penetrar na cidade a pé, sentir o cheiro e a energia da Big Apple. Ahhhh mas afinal não é assim tão mal, afinal a cidade é ampla, espaçosa, tem muita luz. Num raio de 1km passei por dois parques pequenos, cheios de gente descalça e deitada na relva, crianças a brincar, pessoal a trabalhar com os seus portateis, a ler e a ouvir musicas nas esplanadas. Com o frenezim e barulho da cidade, ouve-se claramente o som inconfundivel dos pássaros...estamos dentro da cidade mais agitada do mundo e ao mesmo tempo não a sentimos durante o tempo que mergulhamos nestes jardins. Apenas consigo imaginar o Central Park...deve ser perfeito!

É impressionante a energia que a cidade transfere para nós. Não é por acaso que existem diversos serviços OPEN 24Hrs.Até ginásios existem aqui abertos 24hrs. Seja restaurantes, lojas, bancos, ginásios...a cidade que nunca dorme faz agora justiça ao seu nome...
Pouco depois de ter iniciado o passeio, desejei por momentos viver e trabalhar aqui, a energia é contagiante. Quem vem para NY vem pela emoção e pela ambição. Aqui é tudo ou nada, ou se vence ou então temos que partir.
Graças à inexistência de suporte financeiro do estado em caso de desemprego ou doença ligeira, quem não trabalha "morre à fome", é tão simples quanto isso. Para compensar...quem trabalha ganha o resultado do seu trabalho, não paga ao estado 30 ou 40% como nós tolos pagamos em Portugal. por isso é mais fácil ser bem sucedido nos EUA...é a terra das oportunidades, é a selva (como descreveu o nosso guia), os leões lutam, aquele que partir uma pata...pois há-de morrer porque ninguém há-de acudir, mas o que ganhar a luta tem um reino à sua disposição.  Por reino defina-se um apartamento de 10milhões de dólares na 5th Avenue ou ParkAvenue, um maseratti de 500mil dólares, uma casa nos Hamptons e tudo e tudo e tudo :) até onde a nossa mente nos levar.
Aqui é cada um por si e ninguém deve nada a ninguém. Agora entendo a liberdade de que tanto se orgulham os americanos. Vens para cá, constrois o teu império, recebes o que ganhas e não deves nada a ninguém.

As pessoas são tipo..."United colours of benetton ", tanta cultura diferente que converge numa mesma filosofia. Inúmeras nacionalidades, inúmeras formas de falar, gordos, magros, baixos, altos, pretos, brancos, amarelos e castanhos...tudo à mistura e EM PAZ! Afinal é possível os opostos conviverem...quero acreditar.

As ruas são peculiares, não só devido à mistura cultural que as preenche, mas também a arquitectura dos edificios e comércio que as adornam


Sente-se segurança aqui...quem imaginaria? Passei por milhares de pessoas e não senti necessidade de me encolher e agarrar-me à mala. Bom espirito!

A minha pesquisa à cidade começa oficialmente hoje com o American Pass que nos permite andar em BUS e ir a atracções turisticas durante 3 dias non-stop.

Deixo duas fotos dos edificios mais carismáticos por onde passei ontem:


Curiosidades:
- as pessoas preocupam-se com produtos biológicos, na Union Square existem várias lojas e bancas com cereais, frutos, sumos, vegetais biológicos.
- as pessoas não se preocupam com o ambiente, como na europa...é cada um por si, certo?
- a gasolina custa 2dolares por 4 litros

1 comentário:

Gonçalo Peres disse...

Amei a tua descrição... parece-me que des 99 que a cidade nao mudou nem um centimetro...

Tenho saudades e quero voltar... e um dia voltarei contigo como o nosso sonho. :) Sugiro-te visitarem o Madison Square Garden, é Lindo!!

Beijos já com imensas saudades e... HAVE FUN!!!