sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Recife - dia 3


Dia 31 de Dezembro, o último de 2009. Um ano excelente que me brindou com duas viagens fantásticas ao continente Americano (EUA e Brasil). Que 2010 seja ainda melhor que este ano que passou, que em muito me abençoou.




Neste momento são 00.18h de dia 01 de Janeiro de 2010 - em Portugal e aqui no Recife são 21h18 ainda de 2009. Consigo imaginar a festa e alegria em casa, no meu antigo prédio usava-se muito a tradição de bater com tampas de panelas...o som era estridente mas era super engraçado e no mínimo original. Toda a gente nas janelas e varandas a rir e a bater com as ditas (só mesmo nós!!). Imagino o fogo de artificio que deve ser impar, fogo português é único! Por momentos sinto saudades de casa e gostava de aí estar para abraçar os meus.
...
Bom, mas aqui já se ouve e vê o conjunto de preparativos para celebrar a chegada de 2010. Esperam-se 600 mil pessoas para a avenida da boa viagem, que é onde estamos... sim 600 mil pessoas numa avenida, é verdade!!!! Eu vou ver esse fenómeno do 19º andar, é mais seguro. A esta hora e até já há 2horas atrás, centenas de pessoas caminham rumo à praia e ao calçadão. Temos milhares de cadeiras no areal, umas viradas para o mar como se este fosse palco de um espectáulo e outras viradas de lado para fomentar a socialização entre o pessoal que lá se senta.



Barraquinhas de churrascos, camarão cozido, ostras, caranguejos, pipocas, castanha de caju, peixe, bebidas, flores, caldinhos, gelados e picolés. Tudo se vende, tudo se compra com alegria. O que mais me intrigou foi ver familias inteiras a descarregar dos seus carros mesas e cadeiras, montando-as no calçadão, fazendo desse local o seu "restaurante" familiar. Será aí o local da sua última refeição do ano. Vê-se panelas enormes com guisados, bolos, doces e salgados. Garrafões de cerveja, vinhos e refrigerantes e toda a gente de branco.




É realmente interessante participar desta cultura. Familias e amigos que se juntam na praia para comer, beber, rir e celebrar a passagem do ano. É uma cultura que se adapta ao estilo de vida e ao nivel socio-económico deste povo. Duvido que no calçadão de cascais (que é bem bonito) se fizesse algo assim...talvez um dia, por que não?
Gosto da alegria, da simplicidade e da música desta celebração.

A esta hora ainda há pessoas no mar a banharem-se, o calor é intenso, o mar está calmo e lindo com o reflexo da lua cheia.





Vê-se muito "policial" na rua, a avenida principal está cortada ao transito para abraçar o mais de meio milhão de pessoas que para cá vão vir dentro de cerca de 2 horas e meia.



Eu fico para já por aqui, vou vestir o branco, tirar umas fotografias e curtir o som brasileiro.

Até já.

Para os portugueses que já estão em 2010...feliz Ano Novo!

Parte 2: são agora 02h da manhã e já estou de volta ao hotel. A passagem do ano foi muito bonita, cheia de emoção e boa disposição, gostei muito mesmo.
Algumas fotos:



1 comentário:

Marguiha disse...

Saudades de bater os tachos?
Não vi nem ouvi nada lá para os lados da sapataria....
Fica sempre uma certa nostalgia não é mesmo?
Divirtam-se
Bjos