sábado, 2 de janeiro de 2010

Cabo de Santo Agostinho - eco resort

Ontem, dia 3 de Janeiro fomos à praia de Gaibu e após algumas horas de umas belas banhocas e relax decidimos ir para o resort. Mas antes de falar sobre o resort queria fazer aqui uma chamada de atenção. É uma critica negativa, sem dúvida, ao governo brasileiro, mas acho que qualquer turista irá concordar comigo. Há 30 anos atrás tinhamos esgotos e lixeiras a céu aberto em inúmeras zonas e até cidades, quer portuguesas quer africanas. A sociedade, as preocupações ecológicas e a tecnologia evoluem e deixaram de haver esgotos como os conhecemos assim desta forma precária. Até em Africa já se vê a coisa arranjadita. Estamos no século 21, numa zona incrivelmente popular, não só entre os brasileiros como entre turistas internacionais - Gaibu, " a praia do povão" como já ouvi dizer aqui. Entrar nessa região com os vidros do carro abertos é um pesadelo de tão mau que é o cheiro. Fazer o caminho a pé entre o estacionamento e a praia é horrível, é lixo por todos os lados, um cheiro terrível a esgotos e a lixo... envergonha este país perante quem o visita. Claro que quem aqui vive pode não sentir necessidade de haver mudança, é o que sempre conheceram. Até cozinham na berma de um esgoto aberto, vi grelharem frangos e peixe mesmo ao lado de uma lixeira. Mas para quem vive com saneamento básico, quem tem o minimo de condições fica completamente chocado.

Se não há dinheiro para investir em todo o brasil para saneamento básico, pelo menos investir nas grandes cidades e nos pontos turísticos, só ajuda a economia do próprio país. Repare-se que eu neste momento não recomendo ninguém a ir a gaibu, vão a porto de galinhas que é bem melhor.

Até a água do mar, apesar de translúcida e clara, está cheia de lixo, ora se vê uma garrafa ou plásticos, latas, cocos. Lamento pela falta de higiene.
Chegados ao eco resort, é tudo diferente como seria de esperar, um ambiente controlado, bem gerido, virado para o turismo de 1ª, 5 estrelas. 


Tem várias actividades, todos os dias há hidroginastica, manutenção, volley, futebol, danças, aluguer de bicicletas, acesso a desportos como ténis, basquetball, futebol. Tem 2 piscinas e jacuzzis, uma boa academia (ginásio) e serviço completo de alimentação (tudo incluido), com buffets super completos. Na minha opinião apenas peca pela falta de variedade de fruta disponivel. Num país cheio de mangas poderiam ter estre fruto, como também maracujá. Os quartos são gigantescos, com muito espaço, camas bem grandes, um sofá grande e um cadeirão. Lá fora uma boa varanda com mesa e cadeiras. Achei a cama desconfortável e as almofadas de má qualidade. mas no geral é brilhante e pouco mais tenho a dizer.
Como as imagens valem mais do que inumeras palavras, deixarei algumas que prometem mostrar um pouco deste resort maravilhoso

o quarto:


a vista do quarto:
os passeios:
As flores exóticas:



os jardins:



As piscinas:


A praia:




Resumindo...recomendo e hei-de cá voltar para o ano se tudo correr bem!

Sem comentários: