sábado, 2 de janeiro de 2010

Recife - dia 4 - Benção da chuva


Pois é, primeiro dia do ano, feriado internacional, dia da paz...e da chuva tropical! Choveu bem, choveu que se fartou e nós turistas que se aguentem. Oh bolas, 6h da manhã e a chover torrencialmente, olha-se para o horizonte e o aspecto é o mesmo nuvens negras carregadas de água para abençoar o 2010. Bom, mas o que se há-de fazer? Ficar no hotel não é opção por isso, "bora nessa" que a "chuva molha mas não mata" e há-de dar lugar a um sol fabulástico.

Fomos novamente em direcção a Porto de Galinhas (a sério, é um vício a praia) e no caminho aproveitei para fazer uma foto reportagem de vários aspectos que me chamaram a atenção e que nos ajudam a conhecer melhor o recife.

Facto nº 1: O pessoal é muito religioso. Deus está literalmente em todo o lado. A palavra de Deus está impressa em outdoors, paredes de casas, posters, vidros traseiros de carros e carrinhas. Uma pequena amostra do que falo:



As assembleias de Deus estão em cada esquina, já faz parte da paisagem. O placard a anunciar a Assembleia adorna qualquer tipo de construção. Vi construções que mais pareciam barracas, pergunto-me como serão as condições desse tipo de infra-estruturas.



Embora não se consiga ler, são passagens da biblia numa parede de uma casa de comércio (creio que peças de automóveis, como é estranhamente super vulgar haver em cada esquina)

mais outra...






"Presente de Deus", "Jesus, o segredo do meu sucesso", ..., são apenas alguns escritos que se podem ver nos vidros traseiros das viaturas. É super comum verem-se os carros com este ""adorno"".

Fiquei espantada com a devoção.

O caminho que percorremos entre o recife e a praia de Serrambi (já após Porto de Galinhas), é marcado por vários contrastes. Ao deixarmos para trás a cidade do recife avistamos no horizonte um estilo de vida cosmopolita




ao qual infelizmente se segue o oposto. Como hei-de explicar? Já mencionei que recife é das cidades mais feias que já vi e que se assemelha com uma Miami muito muito velha. Pois bem, o contraste entre os prédios altos e modernos é conseguido com a degradação das casas adjacentes e dos bairros pobres e sujos (com lixo largado no passeio). Na cidade existe esse contraste. Ao sair da cidade o que se vê é isto, um aglomerado de casas/barracas de habitação e comércio, onde o mais comum dos comércios é qualquer coisa relacionado com construção e automóveis (peças, oficinas, lavagem)



Claro que ao passar por bairros assim, queremos que o sinal fique verde rapidamente, verificamos a tranca das portas e fazemos de tudo para evitar passar neles de noite. É assustador a sério. Ir e vir para os paraísos não é tarefa fácil para qualquer coraçãozinho humano, doi na alma ver este tipo de condições.

Entre estas povoações/bairros o Brasil presenteia-nos com a natureza bruta que possui.


No meio de paisagens planas surge de vez em quando um "oásis" como este. Lindissimo!



 as estradas principais e até mesmo as secundárias são adornadas desta maneira. É impossivel fazer uma viagem aborrecida...há sempre muito que contemplar.

Ainda a chover mas já chuva miúda, chegámos a Serrambi, uma praia que fica numa aldeia (digo aldeia mas poderá ser vila, não faço ideia) com muito más condições e com muito boas também, ou seja, vêem-se casas turisticas com fartura, cheias de condições e protecções de segurança de alto nível. mas também se vê o tipo de casa mais comum, barraquinhas e casas degradadas. Muito comércio de fruta e de peças de carros. A estrada interna cheia de buracos e de areia (tal como a maior parte das estradas internas de qualquer aldeia aqui). A praia que é virgem e gigantesca, é marcada pelo mar lindissimo que a banha e por uma ilha pequena que se avista. Claro que com a chuva, éramos muito poucos na praia. Talvez por isso me pareceu ainda mais espectacular. Infelizmente a chuva não permitiu tirar muitas imagens magnificas. Mas tenho a certeza que há por aí no mundo web fotos mais merecedoras, como a que mostro a seguir à minha a seguir.







Já depois de Serrambi, com um sol esmagador fomos a porto de Galinhas novamente, acabou por ser um dia excelente.

Amanhã ameaça chuva novamente, iremos tentar novas praias e preparar-nos para a mudança de hotel, pois vamos para o paradisiaco eco resort vila galé em Cabo de Santo Agostinho.

Inté!

1 comentário:

Marguinha disse...

Os contrastes urbanísticos são de facto bem evidentes!!! mas vale pela beleza da natureza!
Aproveitem bem
Beijinhos