sábado, 2 de janeiro de 2010

Recife - dia 3 Parte 2 (O dia)

Já com algum atraso, aqui fica a 2ªparte do relato do último dia do ano de 2009, a manhã e a tarde.

Acordámos bastante cedo para ir explorar as lindas praias de que havíamos ouvido falar. Estávamos desejosos de conhecer a praia de Muro Alto, então fomos até lá. Chegámos e a nossa primeira impressão foi muito positiva. A estrada que une a praia à estrada principal está repleta de resorts e hoteis. Se os resorts estão aqui é porque a praia só pode ser Muito Boa. A paisagem é linda demais, coqueiros e plameiras de ambos os lados da estrada, torna a sensação de "estar de férias" ainda mais intensa.




Ainda nas dunas, a nossa visão foi esta:




Mas o que nos trás de diferente este mini-paraiso?




"É uma praia deslumbrante. Seu nome vem do paredão com cerca de 3 metros de altura que circunda a praia. As águas no centro das dunas formam belíssimas piscinas naturais por toda a extensão de 2,5km de praia" (http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.olindatur.com.br/img/fotos/muro_alto.jpg&imgrefurl=http://www.olindatur.com.br/muro_alto.htm&usg=__wR8o774uxicK2ahqFWsjdLl-L5Y=&h=251&w=400&sz=14&hl=pt-PT&start=4&um=1&tbnid=QFt0UDImiJqPtM:&tbnh=78&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dpraia%2Bmuro%2Balto%2Bbrasil%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26sa%3DN%26um%3D1)



a água:





Passeámos ao longo da praia para ver o enlace entre os resorts e esta maravilha natural. A maré estava baixa, viam-se todos os recifes com perfeição.



Se tivesse que escolher uma praia para descansar a 100% seria esta. Um paraíso com água quente a mais de 38 graus, sem ondas, formando uma piscina natural com água até 2metros de profundidade.

As fotografias falam por si, mas nunca é demais reforçar que a beleza e a serenidade deste local tornam-no sem duvida em algo único.

Porque o tempo é curto e queriamos explorar mais praias nesta zona partimos após algumas horas em direcção a Porto de Galinhas, chegámos lá perto das 12h e estava muiiiiiiita gente. A praia é linda, maravilhosa, estrondosa






Porto de Galinhas é a melhor praia do brasil, considerada pela 9ª vez consecutiva, publicitam "eles" nos vários outdoors que antecedem a praia. Eu achei divinal e enquanto praia "viva" com ondas, bom areal, boas infra-estruturas, terei de concordar que é lindissima. Além de ser gigantesca, não tem quase vento nenhum, então a ondulação é fantástica.

"Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas"
 


(http://www.pousadacapitaesdeareia.com.br/fotos/portodegalinhas/portodegalinhas.jpg)


Como é de facto um dos destinos turisticos mais publicitados até mesmo internacionalmente, é normal que esteja cheia e que por isso a oferta de "serviços e produtos" na praia seja muita. A adicionar ao célebre camarão cozido, diversos grelhados, cremes, roupas, caldinhos,... está a ostra e o peixe. Ora a ostra vem crua, fresquinha, vem num balde com água. O cliente pede x ostras, cada uma custa 1 real. O prestador de serviços senta-se junto do cliente abre a ostra tempera-a com sumo de limão espremido na hora e um pouco de sal e entrega a dita ao cliente que a saboreia, e isto n vezes até que o cliente esteja satisfeito e pague o que deve. Surreal!! Quanto ao peixe é mais estranho. Seco, grelhado ou lá o que quer que seja, é um peixe grande, com 40cm de comprimento, que é carregado num balde levado em cima da cabeça do senhor. O cheiro é intenso e eu não duvido que este peixe tenha sido cozinhado pelo sol que apanhou nesse balde...Será que o senhor estava a pensar vendê-los frescos acabados de pescar? Estorricados era como eles pareciam.

Normalmente estes vendedores não fazem muito barulho, os seus dizeres não são gritados, não chegam a incomodar os clientes e banhistas da praia, mas há um vendedor que a mim me irrita particularmente, é o dos sorvetes e picolés. Não tenho nada contra os jovens nem contra o que vendem, mas o sininho que trazem na mão a anunciar a sua chegada é demais. É passar horas e horas a ouvir sininhos a tocar de um lado para o outro, aqui, ali, acolá...estão em todo o lado. Já sonho com sininhos. Não devia ser permitido por lei andar com sininhos na praia, é ruido sonoro. Pelo menos para quem gosta de bater uma soneca à somba do toldo e a ouvir passivamente o som das ondas do mar a enrolarem na areia (havia uma música sobre este fenómeno não havia? O mar enrola na areia, la la la la la la...uma coisa assim).

Como de tudo o que visitei agora, acredito que em termos de turismo este seja o local ideal para ficar uma semaninha, tendo em conta que perto perto temos Muro Alto e Cabo Santo Agostinho que é obrigatório visitar. Deixo aqui algumas indicações sobre esta cidade, que espero um dia voltar a vê-la

Dados da cidade

Porto de Galinhas (distrito de Ipojuca)

Estado: Pernambuco

Região: Nordeste

População (Ipojuca): 59.281 habitantes

DDD: (81)

Distâncias

Recife: 70km

Ipojuca: 19km

Cabo de Santo Agostinho: 38km

Caruaru: 173km

Clima: Quente quase o ano inteiro

Temperatura: Entre 24°C e 32°C


algumas fotos para "saborear" o melhor que o brasil nos pode dar:




1 comentário:

Marguinha disse...

Interessante a história das "galinhas".
Imagino o incómodo de tantos sininhos....brrrr
Beijos de saudade