quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Recife - dia 1

Depois de uma viagem calma de 7horas e 20minutos aterrei no aeroporto do Recife. Ao sair do avião sente-se logo um "bafo" quente a dar-nos as boas vindas ao Brasil. Curiosamente o cheiro desta terra é semelhante ao de Africa, senti que estava a chegar à Catumbela (Angola), foi por momentos uma sensação de deja-vu.

A ligação aeroporto-hotel foi muito tranquila, às 22h não há transito nas avenidas principais e a viagem demorou apenas uns 10minutos. Chegada ao hotel Recife Palace (hotel fraco para um de 5 estrelas, quando comparamos com os nossos hoteis portugueses, ainda assim razoável), estava curiosa para ver a vista que me tinha sido atribuída. Fiquei encantada, pois à minha frente tenho uma praia muito extensa, com um "calçadão" que a acompanha como que a delimitar a fronteira entre o paraiso e a cidade. àquela hora da noite ainda se via pessoas a caminharem nele, a avenida é iluminada e o tempo estava amigo do passeio.

Imagens da vista do hotel:

Na manhã seguinte, dia 29, quis registar essa vista da praia e embora as fotografias não façam justiça ao que vemos com os nossos olhinhos, já dá para ter uma ideia.

hummm...excelente imagem matinal!!
Fui tomar o "café da manhã", com sumos de frutas tropicais, pão de queijo, croissants, bolos, frutas e frutas e frutas...repleto de nutrientes, eheheh. Agora sim estou pronta para caminhar pela praia.
Lá saí em direcção à praia maravilhosa e qual não foi o meu espanto quando me deparei com um grande cartaz de boas-vindas à praia, ora veja-se o seguinte:

Os amiguinhos tubarões por vezes andam por estas paragens, no minimo têm bom gosto. Mas saiba-se que dos recifes para a praia eles não passam, por isso basta ser obediente e não ultrapassar os recifes. Até porque o que é bom é estar nas piscinas naturais que se formam com o recife.

Superado este """pequeno""" susto fui escolher um pedaço do paraiso para me acomodar durante o dia, já instalada fui experimentar a agua translucida e foi maravilhoso. Sem ondas, sem poluição, com uma temperatura igual ou superior a 25graus, fabulástica! Passei mais tempo dentro do que fora dela. Mas foi na areia que descobri mais sobre a cultura desta região, o comércio aqui é especial, ora veja-se o tipo de serviços e produtos que se comercializam aqui:
1. cadeiras e toldos - só se paga o consumo que se fizer (agua de coco, sucos, caipirinhas,...)
2. gelados
3. churrascos de queijo, carne, peixe feitos na hora
4. camarão cozido
5. pirolitos, chupa-chupas, chocolates
6. fondue de fruta com chocolate gelado
7. roupas
8. acessórios (brincos, chapeus, chinelos, colares)
9. cremes e bronzeadores
10. caldinhos de camarão e peixe
11. ostras frescas
12. peixe fresco
13. lagosta

algumas fotos para colorir a lista de cima:

Achei genial. Durante um dia inteiro, os que frequentam a praia têm um conjunto de serviços e produtos super completos. "Não saia da sua cadeira ou toalha...nós vamos até si" - e vão literalmente!

Muito interessante a experiência.

Depois de um dia solarento de praia, fui visitar o maior shopping do recife que tem uma estrutura capaz de servir os 4milhões de habitantes desta região. Fui a pé e confesso que não gostei do caminho, entre passeios semi-destruidos, a confusão de transito, esgotos a céu aberto, muita confusão popular com cabeleireiros na rua, peixe, gelo, comidas e bebidas a serem confeccionadas e vendidas nos passeios, transmite alguma insegurança. Felizmente era de dia e havia muita gente a passear. Em frente o maior shopping de recife. É de facto o maior shopping que já visitei (que me recorde pelo menos), faz do nosso Colombo um ovo. Porém, os 4 milhões vão mesmo todos lá para dentro...e quando é hora de sair é um caos. A quantidade de pessoas que lá estava dentro é impressionante e à saída eram carros e carros e carros, que transito caótico. À chegada ao shopping, já tinha achado estranho haver centenas de motas estacionadas, pensei que fosse uma feira de motas ou um stand... mas não, é mesmo apenas um estacionamento. O estacionamento de automóveis não me fez muita confusão porque nem 1/3 do mesmo eu vi...à saída é que pude "contemplar" a enormidade daquela área.
Nem eu que gosto de andar em shoppings consegui sobreviver durante muito tempo àquela confusão, depois de 1 hora e meia em que caminhei e fiz compras de frutas e agua, saí com muita alegria. É estranho este ser o shopping que mais entusiasma o pessoal daqui. Com tanta gente, seria somente merecedor fazerem um outro igual com 600 lojas ou quem sabe ainda mais.

Hoje é 4feira e são aqui 08.36h, menos 3 horas do que em Portugal, vou tentar alugar um carro e ir em direcção a porto de galinhas.

Abraço e até mais.

P.S.- vale a pena vir!!!!!