sexta-feira, 28 de outubro de 2011

@Lobito

Já passou uma semana desde a última vez que escrevi. Hoje é sexta-feira dia 28.10.11 e termina mais um curso de formação, este é de secretariado e relações públicas.
O 1º curso que leccionei foi de Relações Interpessoais. Os formandos portaram-se muito bem e corresponderam a todas as expectativas.
É muito recompensador formar “esta gente africana”, são pessoas humildes e sequiosas de conhecimento, e por isso absorvem cada palavra que proferimos, além de nos transmitirem muita alegria.
Hoje tive direito a palmas e a 12 obrigados pela formação, fiquei mesmo feliz!

O meu horário de formação é de 6 horas diárias, das 08.30h às 16h30 com intervalo de almoço das 12.30h às 14h30. É um bom horário, aqui amanhece muito cedo e apetece acordar para espreitar o calor. Em contrapartida anoitece também muito cedo, por volta das 18.30h, e assim ainda tenho tempo para passar na praia e dar um mergulhinho após a formação. Não é todos os dias que se pode mergulhar nas praias quentes e desertas de Africa, certo? Há que aproveitar o momento.
Ainda não tive oportunidade de fazer turismo, tenho tido muito trabalho e não ter carro também não ajuda. Porém, avista-se em breve um feriado (dia 2 de Novembro) e já tenho um convite para ir passear na “selva”, estou entusiasmada!
À semelhança de 2008, aqui tudo o que acontece é sentido com grande emoção, os maus momentos são muito maus, porque estamos isolados da nossa família e amigos e os bons são muito bons pois são momentos que quebram a rotina solitária do dia-a-dia, por isso anseio tanto pelo feriado de dia 2. Felizmente também, temos a tecnologia do nosso lado e tenho conseguido ver e falar com o popey e pinguinha todos os dias, amenizando a saudade dos mais queridos.

O ideal seria viver aqui. Não há paraísos na Terra, é humano querermos sempre mais do que o que temos, mas viver aqui seria um “quase-paraíso”. Por um lado temos um clima muito bom, com temperaturas amenas e quentes, estamos rodeados de mar, o ambiente é calmo, as pessoas são simpáticas e comunicativas e no âmbito laboral tudo o que fazemos é reconhecido e é importante, fazemos mesmo a diferença. Por fim, o lado humano…todos nós devemos contribuir para melhorar a vida de alguém, devemos fazer bem ao próximo.

Recordo-me de ouvir os meus pais dizerem que eu deveria de comer a comida toda pois há meninos em Africa que não tinham esta possibilidade que eu tenho. E eu pensava que não era por comer mais ou menos que os meninos de África comeriam também mais ou menos. Bom…estando aqui, a situação altera-se pois todos os dias damos a comida que sobra e serve para alimentar alguém. Aqui não estragamos comida, tudo se aproveita, e é um bom sentimento este o da solidariedade.

África e nomeadamente Angola é um mundo de oportunidades, mas não podemos esperar que elas nos apareçam, é preciso criá-las, fazer por isso. Pode ser que eu faça por isso e que tenhamos oportunidade de trazer para cá a família, dando uma vida estável e humanamente recompensadora.

3 comentários:

Sara disse...

Adoro-te.

Marguinha disse...

Com muiiiitas saudades...sim!mas
ficarei grata e feliz se o teu futuro tiver que ser vivido com a felicidade/prosperidade/reconhecimento/humanismo,etc etc que aqui não é possível,ainda que nesse teu longínquo "quase-paraíso"
Miljinhos

MrsCreativity disse...

o futuro da familia poderá quem sabe passar por aqui, é preciso é fazer alguns sacrificios e lutar por um "lugar ao sol"