sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alerta Recife

Depois de voltar do recife, e ao desfolhar uma revista deparei-me com o perigo real dos tubarões que realmente têm afectado as praias do recife. Tremi só de pensar o perigo que corri, pois parece que houve pessoas a serem atacadas a 20metros da praia...20metros é muito pouco. Ui que arrepio, mas já cá estou, já cá estou!
Fica para todos aqueles que estão a pensar ir para o recife...

foto 1: tirada do blog: http://joaquimtur.blogspot.com/2009/09/tubaroes-atacam-novamente.html


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cabo St Agostinho - último dia

Um sol luminoso, quente, alegre, apaixonante...é o que sentimos hoje. Um grande último dia, inesquecível aqui no paraíso. Vai ser dificil resistir à tentação e não voltar cá. Sinto que será mais breve do que previsto, quero mesmo voltar para este eco resort e curtir esta dádiva.

Estou junto da piscina com o laptop e uma coca-cola ao som de boas músicas, neste momento passou Colbie Caillat - Fallin' for you e agora parece-me Marisa Monte com Amor I Love You. Próprio para corações "molinhos" como o meu, sobretudo com este tempo de verão tropical.
Resolvi despedir-me com um post descritivo mas mais pessoal. Faz sentido fazer um "looking back" e recordar o que de melhor vivi aqui.
Mais uns minutos e volto. Deixo uma imagem própria de um eco-resort...eles andem aí.

ora este deve ser um filhote adolescente esfomeado e por isso atacou as flores. Tamanho? pouco menos de 1metro


este outro deve ser o papá ou então um adolescente geração MacDonalds, bem grandão, hein? Está junto de nós aqui na piscina, passeia-se e curte o solinho.


 fotogénico a olhar directamente para a máquina:

 

ah sim...o tamanho? Mais de um metro!!

já volto para terminar esse post.

...
Voltei!

Ao som de uma das musicas mais bonitas de sempre Crowded House - Don't dream it's over (o pessoal aqui da piscina tem bom gosto :) ou gosta de ver os casais aos abraços).

O dia está a ser realmente especial, dos mais emotivos e felizes que já passei. Muito amor, muita alegria, acho que conseguia ficar aqui assim para sempre com a minha cara metade. Se já se curte muito sózinho aqui (nunca nos deixam em paz, com tantas actividades de grupo), duas pessoas é duas vezes melhor, sobre isto tenho de agradecer...Obrigada pinguim por me fazeres feliz todos os dias e especialmente hoje. És um grande companheiro, amo-te muito! Brindo ao dia de hoje e ao nosso futuro juntos, que venham mais viagens ainda melhores que esta!

"vai ter inicio agora o desafio da tarde,uma  brincadeira surpresa, que exige muita preparação e jeito" - diz o animador no micro. Infelizmente ou felizmente agora é hora do blog e depois de um mergulhinho na piscina. Mas é contagiante esta alegria que é transmitida pelas colunas de som.


O melhor que o brasil me deu nesta viagem...vamos lá ver (sem qualquer ordem porque daria muito trabalho estar a organizar as ideias)

- o bafo
é verdade, eu sei que é estranho ler assim essa palavra, mas é indescritivel a sensação quando se sai do avião e levamos com este bafo quente e húmido. Bom demais!!!

- o cheiro
o cheiro da terra, das plantas, do mar. O aroma tropical é único. Segui as recomendações do meu osteopata e snifei fundo sempre que pude. Snifei oxigénio puro claro!!!!! Abri os pulmões e inspirei várias vezes fundo. "Ahhh que bom estar viva" - é o que se pensa quando se respira este ar pela primeira vez. DÁDIVA

- a fruta
clarooo...o ananás, o maracujá, a manga, o caju. Maravilha irmão. É isso aí, beleza!

- as praias virgens
os coqueiros a protegerem o areal que se deixa envolver pelo mar cristalino e calmo

- o sotaque
só de ouvir o sotaque brasileiro já nos faz sorrir. Eles cantam quando falam. Qual português de portugal qual quê? O nosso sotaque fechado parece carregar com ele tristeza, stress. O efeito calmante de ouvir gargalhadas e conversas com esse sotaque americano, é melhor do que tomar um chá herbal. Dá vontade de entrar na "dança" e falar um pouquinho assim né? Cantando. Felizmente os meus coleguinhas de trabalho são brasileiros e tenho o prazer de falar com alguns deles pelo skype e prolongar esta sensação de férias!!! Alex, Jorge e Leo...sortudos vocês não? Tão perto do paraíso.

- alegria e simpatia do povão
ímpar, não? sempre com sorriso nos lábios e na voz.

- passagem de ano na praia
"é isso aí galera", passar a meia noite na praia da boa viagem do recife foi fenomenal, tanta gente junta com um único objectivo - agradecer pelo ano que passou e desejar um melhor. Ver toda a gente de braços no ar a dar graças, ao "som" da meia-noite, toda a gente a gritar e a abraçar-se. O manto branco sobre a praia e mar vindo das roupas tradicionais. Bacana! recomendo ir para a confusão, dançar, celebrar, sentir o calor humano, saltar, "cair na água", beber um chopinho e AMAR.

- Porto de Galinhas
tirando os sininhos dos vendedores de picolés, é sem dúvida uma praia completa. Com a maré vazia temos uma piscina natural, com a maré cheia temos uma praia com ondulação moderada. A água é bem clara e quente, mais quente só Muro alto mesmo. Um grande areal, uma área turistica relativamente bem organizada. Recomendo

- Eco resort - 5, 6, 7 estrelas. Para descansar, comer bem, curtir uma boa praia, bons desportos, desfrutar SPA, até agora incomparável.

Uma última foto desta praia de Santo Agostinho com a maré bem vazia a mostrar as piscinas calminhas.



até à próxima viagem!






sábado, 2 de janeiro de 2010

Cabo de Santo Agostinho - eco resort

Ontem, dia 3 de Janeiro fomos à praia de Gaibu e após algumas horas de umas belas banhocas e relax decidimos ir para o resort. Mas antes de falar sobre o resort queria fazer aqui uma chamada de atenção. É uma critica negativa, sem dúvida, ao governo brasileiro, mas acho que qualquer turista irá concordar comigo. Há 30 anos atrás tinhamos esgotos e lixeiras a céu aberto em inúmeras zonas e até cidades, quer portuguesas quer africanas. A sociedade, as preocupações ecológicas e a tecnologia evoluem e deixaram de haver esgotos como os conhecemos assim desta forma precária. Até em Africa já se vê a coisa arranjadita. Estamos no século 21, numa zona incrivelmente popular, não só entre os brasileiros como entre turistas internacionais - Gaibu, " a praia do povão" como já ouvi dizer aqui. Entrar nessa região com os vidros do carro abertos é um pesadelo de tão mau que é o cheiro. Fazer o caminho a pé entre o estacionamento e a praia é horrível, é lixo por todos os lados, um cheiro terrível a esgotos e a lixo... envergonha este país perante quem o visita. Claro que quem aqui vive pode não sentir necessidade de haver mudança, é o que sempre conheceram. Até cozinham na berma de um esgoto aberto, vi grelharem frangos e peixe mesmo ao lado de uma lixeira. Mas para quem vive com saneamento básico, quem tem o minimo de condições fica completamente chocado.

Se não há dinheiro para investir em todo o brasil para saneamento básico, pelo menos investir nas grandes cidades e nos pontos turísticos, só ajuda a economia do próprio país. Repare-se que eu neste momento não recomendo ninguém a ir a gaibu, vão a porto de galinhas que é bem melhor.

Até a água do mar, apesar de translúcida e clara, está cheia de lixo, ora se vê uma garrafa ou plásticos, latas, cocos. Lamento pela falta de higiene.
Chegados ao eco resort, é tudo diferente como seria de esperar, um ambiente controlado, bem gerido, virado para o turismo de 1ª, 5 estrelas. 


Tem várias actividades, todos os dias há hidroginastica, manutenção, volley, futebol, danças, aluguer de bicicletas, acesso a desportos como ténis, basquetball, futebol. Tem 2 piscinas e jacuzzis, uma boa academia (ginásio) e serviço completo de alimentação (tudo incluido), com buffets super completos. Na minha opinião apenas peca pela falta de variedade de fruta disponivel. Num país cheio de mangas poderiam ter estre fruto, como também maracujá. Os quartos são gigantescos, com muito espaço, camas bem grandes, um sofá grande e um cadeirão. Lá fora uma boa varanda com mesa e cadeiras. Achei a cama desconfortável e as almofadas de má qualidade. mas no geral é brilhante e pouco mais tenho a dizer.
Como as imagens valem mais do que inumeras palavras, deixarei algumas que prometem mostrar um pouco deste resort maravilhoso

o quarto:


a vista do quarto:
os passeios:
As flores exóticas:



os jardins:



As piscinas:


A praia:




Resumindo...recomendo e hei-de cá voltar para o ano se tudo correr bem!

Recife - dia 4 - Benção da chuva


Pois é, primeiro dia do ano, feriado internacional, dia da paz...e da chuva tropical! Choveu bem, choveu que se fartou e nós turistas que se aguentem. Oh bolas, 6h da manhã e a chover torrencialmente, olha-se para o horizonte e o aspecto é o mesmo nuvens negras carregadas de água para abençoar o 2010. Bom, mas o que se há-de fazer? Ficar no hotel não é opção por isso, "bora nessa" que a "chuva molha mas não mata" e há-de dar lugar a um sol fabulástico.

Fomos novamente em direcção a Porto de Galinhas (a sério, é um vício a praia) e no caminho aproveitei para fazer uma foto reportagem de vários aspectos que me chamaram a atenção e que nos ajudam a conhecer melhor o recife.

Facto nº 1: O pessoal é muito religioso. Deus está literalmente em todo o lado. A palavra de Deus está impressa em outdoors, paredes de casas, posters, vidros traseiros de carros e carrinhas. Uma pequena amostra do que falo:



As assembleias de Deus estão em cada esquina, já faz parte da paisagem. O placard a anunciar a Assembleia adorna qualquer tipo de construção. Vi construções que mais pareciam barracas, pergunto-me como serão as condições desse tipo de infra-estruturas.



Embora não se consiga ler, são passagens da biblia numa parede de uma casa de comércio (creio que peças de automóveis, como é estranhamente super vulgar haver em cada esquina)

mais outra...






"Presente de Deus", "Jesus, o segredo do meu sucesso", ..., são apenas alguns escritos que se podem ver nos vidros traseiros das viaturas. É super comum verem-se os carros com este ""adorno"".

Fiquei espantada com a devoção.

O caminho que percorremos entre o recife e a praia de Serrambi (já após Porto de Galinhas), é marcado por vários contrastes. Ao deixarmos para trás a cidade do recife avistamos no horizonte um estilo de vida cosmopolita




ao qual infelizmente se segue o oposto. Como hei-de explicar? Já mencionei que recife é das cidades mais feias que já vi e que se assemelha com uma Miami muito muito velha. Pois bem, o contraste entre os prédios altos e modernos é conseguido com a degradação das casas adjacentes e dos bairros pobres e sujos (com lixo largado no passeio). Na cidade existe esse contraste. Ao sair da cidade o que se vê é isto, um aglomerado de casas/barracas de habitação e comércio, onde o mais comum dos comércios é qualquer coisa relacionado com construção e automóveis (peças, oficinas, lavagem)



Claro que ao passar por bairros assim, queremos que o sinal fique verde rapidamente, verificamos a tranca das portas e fazemos de tudo para evitar passar neles de noite. É assustador a sério. Ir e vir para os paraísos não é tarefa fácil para qualquer coraçãozinho humano, doi na alma ver este tipo de condições.

Entre estas povoações/bairros o Brasil presenteia-nos com a natureza bruta que possui.


No meio de paisagens planas surge de vez em quando um "oásis" como este. Lindissimo!



 as estradas principais e até mesmo as secundárias são adornadas desta maneira. É impossivel fazer uma viagem aborrecida...há sempre muito que contemplar.

Ainda a chover mas já chuva miúda, chegámos a Serrambi, uma praia que fica numa aldeia (digo aldeia mas poderá ser vila, não faço ideia) com muito más condições e com muito boas também, ou seja, vêem-se casas turisticas com fartura, cheias de condições e protecções de segurança de alto nível. mas também se vê o tipo de casa mais comum, barraquinhas e casas degradadas. Muito comércio de fruta e de peças de carros. A estrada interna cheia de buracos e de areia (tal como a maior parte das estradas internas de qualquer aldeia aqui). A praia que é virgem e gigantesca, é marcada pelo mar lindissimo que a banha e por uma ilha pequena que se avista. Claro que com a chuva, éramos muito poucos na praia. Talvez por isso me pareceu ainda mais espectacular. Infelizmente a chuva não permitiu tirar muitas imagens magnificas. Mas tenho a certeza que há por aí no mundo web fotos mais merecedoras, como a que mostro a seguir à minha a seguir.







Já depois de Serrambi, com um sol esmagador fomos a porto de Galinhas novamente, acabou por ser um dia excelente.

Amanhã ameaça chuva novamente, iremos tentar novas praias e preparar-nos para a mudança de hotel, pois vamos para o paradisiaco eco resort vila galé em Cabo de Santo Agostinho.

Inté!

Recife - dia 3 Parte 2 (O dia)

Já com algum atraso, aqui fica a 2ªparte do relato do último dia do ano de 2009, a manhã e a tarde.

Acordámos bastante cedo para ir explorar as lindas praias de que havíamos ouvido falar. Estávamos desejosos de conhecer a praia de Muro Alto, então fomos até lá. Chegámos e a nossa primeira impressão foi muito positiva. A estrada que une a praia à estrada principal está repleta de resorts e hoteis. Se os resorts estão aqui é porque a praia só pode ser Muito Boa. A paisagem é linda demais, coqueiros e plameiras de ambos os lados da estrada, torna a sensação de "estar de férias" ainda mais intensa.




Ainda nas dunas, a nossa visão foi esta:




Mas o que nos trás de diferente este mini-paraiso?




"É uma praia deslumbrante. Seu nome vem do paredão com cerca de 3 metros de altura que circunda a praia. As águas no centro das dunas formam belíssimas piscinas naturais por toda a extensão de 2,5km de praia" (http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.olindatur.com.br/img/fotos/muro_alto.jpg&imgrefurl=http://www.olindatur.com.br/muro_alto.htm&usg=__wR8o774uxicK2ahqFWsjdLl-L5Y=&h=251&w=400&sz=14&hl=pt-PT&start=4&um=1&tbnid=QFt0UDImiJqPtM:&tbnh=78&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dpraia%2Bmuro%2Balto%2Bbrasil%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26sa%3DN%26um%3D1)



a água:





Passeámos ao longo da praia para ver o enlace entre os resorts e esta maravilha natural. A maré estava baixa, viam-se todos os recifes com perfeição.



Se tivesse que escolher uma praia para descansar a 100% seria esta. Um paraíso com água quente a mais de 38 graus, sem ondas, formando uma piscina natural com água até 2metros de profundidade.

As fotografias falam por si, mas nunca é demais reforçar que a beleza e a serenidade deste local tornam-no sem duvida em algo único.

Porque o tempo é curto e queriamos explorar mais praias nesta zona partimos após algumas horas em direcção a Porto de Galinhas, chegámos lá perto das 12h e estava muiiiiiiita gente. A praia é linda, maravilhosa, estrondosa






Porto de Galinhas é a melhor praia do brasil, considerada pela 9ª vez consecutiva, publicitam "eles" nos vários outdoors que antecedem a praia. Eu achei divinal e enquanto praia "viva" com ondas, bom areal, boas infra-estruturas, terei de concordar que é lindissima. Além de ser gigantesca, não tem quase vento nenhum, então a ondulação é fantástica.

"Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas"
 


(http://www.pousadacapitaesdeareia.com.br/fotos/portodegalinhas/portodegalinhas.jpg)


Como é de facto um dos destinos turisticos mais publicitados até mesmo internacionalmente, é normal que esteja cheia e que por isso a oferta de "serviços e produtos" na praia seja muita. A adicionar ao célebre camarão cozido, diversos grelhados, cremes, roupas, caldinhos,... está a ostra e o peixe. Ora a ostra vem crua, fresquinha, vem num balde com água. O cliente pede x ostras, cada uma custa 1 real. O prestador de serviços senta-se junto do cliente abre a ostra tempera-a com sumo de limão espremido na hora e um pouco de sal e entrega a dita ao cliente que a saboreia, e isto n vezes até que o cliente esteja satisfeito e pague o que deve. Surreal!! Quanto ao peixe é mais estranho. Seco, grelhado ou lá o que quer que seja, é um peixe grande, com 40cm de comprimento, que é carregado num balde levado em cima da cabeça do senhor. O cheiro é intenso e eu não duvido que este peixe tenha sido cozinhado pelo sol que apanhou nesse balde...Será que o senhor estava a pensar vendê-los frescos acabados de pescar? Estorricados era como eles pareciam.

Normalmente estes vendedores não fazem muito barulho, os seus dizeres não são gritados, não chegam a incomodar os clientes e banhistas da praia, mas há um vendedor que a mim me irrita particularmente, é o dos sorvetes e picolés. Não tenho nada contra os jovens nem contra o que vendem, mas o sininho que trazem na mão a anunciar a sua chegada é demais. É passar horas e horas a ouvir sininhos a tocar de um lado para o outro, aqui, ali, acolá...estão em todo o lado. Já sonho com sininhos. Não devia ser permitido por lei andar com sininhos na praia, é ruido sonoro. Pelo menos para quem gosta de bater uma soneca à somba do toldo e a ouvir passivamente o som das ondas do mar a enrolarem na areia (havia uma música sobre este fenómeno não havia? O mar enrola na areia, la la la la la la...uma coisa assim).

Como de tudo o que visitei agora, acredito que em termos de turismo este seja o local ideal para ficar uma semaninha, tendo em conta que perto perto temos Muro Alto e Cabo Santo Agostinho que é obrigatório visitar. Deixo aqui algumas indicações sobre esta cidade, que espero um dia voltar a vê-la

Dados da cidade

Porto de Galinhas (distrito de Ipojuca)

Estado: Pernambuco

Região: Nordeste

População (Ipojuca): 59.281 habitantes

DDD: (81)

Distâncias

Recife: 70km

Ipojuca: 19km

Cabo de Santo Agostinho: 38km

Caruaru: 173km

Clima: Quente quase o ano inteiro

Temperatura: Entre 24°C e 32°C


algumas fotos para "saborear" o melhor que o brasil nos pode dar:




sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Recife - dia 3


Dia 31 de Dezembro, o último de 2009. Um ano excelente que me brindou com duas viagens fantásticas ao continente Americano (EUA e Brasil). Que 2010 seja ainda melhor que este ano que passou, que em muito me abençoou.




Neste momento são 00.18h de dia 01 de Janeiro de 2010 - em Portugal e aqui no Recife são 21h18 ainda de 2009. Consigo imaginar a festa e alegria em casa, no meu antigo prédio usava-se muito a tradição de bater com tampas de panelas...o som era estridente mas era super engraçado e no mínimo original. Toda a gente nas janelas e varandas a rir e a bater com as ditas (só mesmo nós!!). Imagino o fogo de artificio que deve ser impar, fogo português é único! Por momentos sinto saudades de casa e gostava de aí estar para abraçar os meus.
...
Bom, mas aqui já se ouve e vê o conjunto de preparativos para celebrar a chegada de 2010. Esperam-se 600 mil pessoas para a avenida da boa viagem, que é onde estamos... sim 600 mil pessoas numa avenida, é verdade!!!! Eu vou ver esse fenómeno do 19º andar, é mais seguro. A esta hora e até já há 2horas atrás, centenas de pessoas caminham rumo à praia e ao calçadão. Temos milhares de cadeiras no areal, umas viradas para o mar como se este fosse palco de um espectáulo e outras viradas de lado para fomentar a socialização entre o pessoal que lá se senta.



Barraquinhas de churrascos, camarão cozido, ostras, caranguejos, pipocas, castanha de caju, peixe, bebidas, flores, caldinhos, gelados e picolés. Tudo se vende, tudo se compra com alegria. O que mais me intrigou foi ver familias inteiras a descarregar dos seus carros mesas e cadeiras, montando-as no calçadão, fazendo desse local o seu "restaurante" familiar. Será aí o local da sua última refeição do ano. Vê-se panelas enormes com guisados, bolos, doces e salgados. Garrafões de cerveja, vinhos e refrigerantes e toda a gente de branco.




É realmente interessante participar desta cultura. Familias e amigos que se juntam na praia para comer, beber, rir e celebrar a passagem do ano. É uma cultura que se adapta ao estilo de vida e ao nivel socio-económico deste povo. Duvido que no calçadão de cascais (que é bem bonito) se fizesse algo assim...talvez um dia, por que não?
Gosto da alegria, da simplicidade e da música desta celebração.

A esta hora ainda há pessoas no mar a banharem-se, o calor é intenso, o mar está calmo e lindo com o reflexo da lua cheia.





Vê-se muito "policial" na rua, a avenida principal está cortada ao transito para abraçar o mais de meio milhão de pessoas que para cá vão vir dentro de cerca de 2 horas e meia.



Eu fico para já por aqui, vou vestir o branco, tirar umas fotografias e curtir o som brasileiro.

Até já.

Para os portugueses que já estão em 2010...feliz Ano Novo!

Parte 2: são agora 02h da manhã e já estou de volta ao hotel. A passagem do ano foi muito bonita, cheia de emoção e boa disposição, gostei muito mesmo.
Algumas fotos: