quinta-feira, 11 de março de 2010

Próxima Viagem: EUA - New York City

A minha próxima viagem vai ser ao continente americano, à semelhança das duas últimas que fiz (Brasil e EUA). Desta vez o desafio é ver grandes metrópoles e locais de referência em apenas 17 dias.

O primeiro destino vai ser Nova Iorque. The big Apple!



Um dos desafios para visitar esta cidade é sem dúvida escolher o hotel e as tours. Quando o tempo é escasso, apenas 3 ou 4 dias, e o orçamento é curto, há que fazer escolhas pragmáticas. Aqui vão os meus conselhos pré-viagem, esperando que os conselhos pós-viagem sejam os mesmos.

1.- Escolher um hotel central.
Manhatan de preferência o mais central possível junto da grande estação de comboios/Bus ou junto do Central park/ Madison Square Garden. Isto porque as tours que eu pré-seleccionei têm pick up point nessas áreas. Considerando que NY é um mundo, quando mais perto forem esses pontos de acesso melhor.

2.- Optar por um hotel multinacional.
Ou seja, um hotel que pertença a uma cadeia de hotéis presente na Europa. A justificação é só uma, de tantos hotéis americanos que já vi na Internet acompanhados de comentários, os únicos que apresentam uma rate razoável são os que nós europeus conhecemos, seja pela delicadeza e atenção no atendimento ao cliente, seja na higiene, seja no profissionalismo de todo o pessoal e inclusivamente na relação preço-qualidade...não sei porquê mas os nossos hotéis são normalmente melhores do que os dos americanos! Eu escolhi uma cadeia de hotéis conhecida de low-cost que habitualmente costuma ser considerada em Portugal como um  4 estrelas...vamos ver.

3.- Marcar um quarto num piso superior e de preferência virado para um beco, jardim ou parque. Novamente, todos os comentários que li focavam os seus aspectos negativos no barulho das ruas. É sirenes, é música, pessoal a falar a noite toda, carros...
Se vamos ter 3 ou 4 dias em cheio na Big Apple, pelo menos durante as horas de sono temos de descansar a sério. Não será com certeza da janela do quarto que vamos saborear a noite agitada da cidade, por isso, o melhor mesmo é pedir por algo "Quiet".
Não recomendo os últimos pisos, porque parece que existe, em muitos hotéis da cidade, um último piso com discoteca ou piscina...logo...barulho para os pisos imediatamente abaixo desse.

4.- Marcar o hotel com um mínimo de 6 meses de antecedência.
Eu marquei o meu hotel em Setembro, considerando que a viagem é em Junho é chocante depararmo-nos com hotéis completamente esgotados. Claro que os melhores hotéis qualidade-preço estavam esgotados com cerca de 9-10 meses de antecedência.

5.- Fazer uma pesquisa de tours que sejam o mais abrangentes possível e que incluam o máximo de elementos...
...Como sendo bus, entradas em dezenas de atracções, viagens de helicóptero, barco, ... Eu optei pelo pacote mais abrangente possível.
Comprei um New York Pass de 3 dias que me permite andar de barco, subir descer as vezes que entender nos vários autocarros da cadeia, autocarros esses que percorrem as zonas e atracções turísticas, e cuja frequência de passagem anda à volta dos 30minutos. Este pacote inclui também algo que aparenta ser muito importante: prioridade na entrada das várias atracções, sem filas de espera e sem pagar.
Escolhi também uma viagem de 15minutos de helicóptero, porque diz quem foi que é uma experiência ímpar. É uma cidade maravilhosa para se ver de cima.

6.- Fazer uma lista de atracções e de pontos turísticos a visitar com ordem de proximidade.
Em cidades muito grandes e extremamente populosas e considerando o calor que faz em Junho, é bom planear as visitas ao mais infimo detalhe, porque quando tudo pode correr mal, tudo corre mesmo. Um bom plano ajuda sempre a evitar bolhas nos pés, bocas sequiosas, dores nas costas..."been there, done that", já todos passámos por isso, ou é porque nos perdemos, ou é porque não temos comida ou água na mochila, cansaço a mais... Enfim, o "plano" é fazer um conjunto de 3 ou 4 percursos (um para cada dia) que permitam ver o maior número de atracções no menor tempo esperado. Assim, todos os dias se vê muito andando pouco.

7.- Procurar no google supermercados que fiquem perto do hotel ou de um pick up point.
 Acho pessoalmente muito importante experimentar 2 ou 3 restaurantes turisticamente referenciados ao jantar, depois de um banho bem tomado. A cidade está mais calma, a refeição é feita sem pressão de timmings, é sempre uma oportunidade de nos vestirmos melhor e sentirmos o glamour desta cidade. Mas os almoços pedem maior dinamismo, então sejamos práticos, nada melhor do que ir a um supermercado e comprar sandes para o dia, almoços e lanches não faltam, água também não e tudo fica bem!

8.- Escolher um serviço de transfer do hotel para o aeroporto.
Admitamos que depois de uma semana na grande cidade, as malas pesam mais do que inicialmente, os pés doem mais do que deviam e as pernas dão sinal de fraqueza em situações cruciais. Não nos vamos meter no caos da cidade, em bus, comboios, táxis malucos. Vamos combinar um serviço de transfer com pick up no hotel, que carregue as malas e nos "deposite" directamente no aeroporto. Quando a energia falta é bom sacar de uns dólares e ter alguém que nos ajude.

Em resumo, tenta-se poupar em viagens de transportes públicos, escolhendo um hotel central e um pacote de tours que já inclua viagens; poupa-se em comida recorrendo a supermercados locais.

Investe-se no hotel, no pacote de tours e no transfer final de volta ao aeroporto.

Próximo destino: Washington DC

2 comentários:

Fernando Angelino disse...

Boas dicas ! Boa viagem.

MrsCreativity disse...

Obrigada! Depois da viagem teremos a comprovação de que foram realmente boas dicas.