quinta-feira, 25 de março de 2010

Próxima Viagem: EUA - New York City - Parte 2

Estando asseguradas todas as condições para visitar NYC, interessa conhecer os principais factos da cidade para depois poder decidir que locais visitar mais ou menos profundamente. Como NYC é um mundo, não é tarefa fácil.

Factos e números

A cidade mais populosa dos Estados Unidos...

Fundada como um posto de troca comercial pelos Holandeses em 1624. O local foi chamado de Nova Amsterdã até 1664, quando a colónia ficou sob controle Inglês. Nova York foi a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790 e é a maior cidade do país desde 1790...


Panorama da Lower Manhattan em 2006, na região sul de Manhattan, o maior dos três centros financeiros da cidade.


Nova Iorque possui uma população de 8 008 278 habitantes...

21,2% da população e 18,5% das famílias da cidade vivem abaixo da linha de pobreza...

Manhattan, Condado de Nova Iorque, é o centro económico da cidade, e também onde a cidade de Nova Iorque possui suas origens. É onde se localizam a maioria dos arranha-céus da cidade. Manhattan possui dois grandes centros financeiros, a Lower Manhattan (a parte sul da ilha), que é o maior e o principal da cidade (onde se localiza a Wall Street) e futuramente o novo complexo do World Trade Center, e a Midtown Manhattan, onde está localizado o Empire State Building.


O produto interno bruto da cidade é de 488,8 bilhões de dólares americanos. Se Nova Iorque fosse um Estado americano, seu PIB seria o sexto maior do país. Se a cidade fosse um país, seu PIB seria o 16º maior do mundo...

Nova Iorque possui o maior sistema de educação pública e privada dos Estados Unidos da América...

Nova Iorque possui muitos cognomes. O mais famoso deles é "A Grande Maçã" (The Big Apple), expressão mundialmente conhecida. Outros apelidos incluem Gotham, the Naked City ("A Cidade Nua") e The capital of the world ("A capital do mundo").
É a cidade mais multicultural dos Estados Unidos, e uma das mais diversificadas etnicamente do mundo. É actualmente a segunda maior porta de entrada de imigrantes do país, superada apenas por Los Angeles




 Centro financeiro de Nova Iorque visto do Empire State Building.

seis de cada dez pessoas usam ou transporte público ou vão a pé para o trabalho, criando um tipo de "cultura pedestrial", sensivelmente diferente daquela existente em outras grandes cidades americanas (destaque para Los Angeles), onde é a "cultura do carro" que predomina. Por curiosidade, mais de 65% da população não possuem carros.

Pontos Turísticos/Sugestões:





(Downtown) Times Square, Broadway e Theater District; Macy's, Madison Square Garden e Empire State, Flatiron Building, Union Square, Greenwich Village, Soho, Chintaown, Little Italy, City Hall, Brooklyn Bridge, Local do World Trade Center, Bowling Green Park , Battery Park, South Street Seaport, Lower East Side, East Village, United Nations, Waldorf Astoria Hotel, Radio City Music Hall e Central Park, Rockefeller Center, St. Patrick's, Trump Tower

Visitar o Emprire por volta das 7pm, para ver o anoitecer; Subir ao topo do Rockefeller Center

Noite: Little Italy ou Village

Estátua Liberdade: para quem não faz questão de ir mesmo à Estátua, pode apanhar o ferry gratuito para Staten Island e dislumbrar a  mesma vista linda da ponta da Ilha.

Mini-cruzeiros: uma hora e quinze para ir até a Estatua da Liberdade e Ellis Island sem desembarcar, duas horas para fazer um semi-círculo no sul da ilha e três horas para a volta completa. O barco parte do Pier 83 em Hudson River, lado oeste da cidade e parte em direcção a Sul, fazendo o contorno na ilha até  à Sede da ONU. Principais atrações: Chelsea Piers, Jacob K. Javits Convention Center, Battery Park City, Ground Zero, Pier A, Estátua da Liberdade, Ellis Island, Governor's Island, Piers 16 e 17, South Street Seaport, Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge, Williamsburg Bridge, Empire State Building e Chrysler Building.

Quinta Avenida: locais conhecidos e lojas famosas; Catedral de St. Patrick e Rockefeller Center;  Build-a-Bear workshop, onde se podem criar peluches personalizados com mensagens de voz.

Bryant Park, New York Public Library e Grand Central Station (todos na Rua 42 com 5th Ave). Excelentes vistas para o Chrysler Building; Na Grand Station, admirar o tecto.


Com tantas sugestões, é complicado saber o que fazer primeiro...

1 comentário:

Pedro disse...

Excelente roteiro para quem vai de visita à capital do Universo. Mais do que tudo aconselho a andar nas ruas agitadas e a sentir o vibrar da cidade, para mim a sua maior virtude. Votos de uma boa viagem;)