domingo, 20 de julho de 2008

Holocausto - a visita a Auschwitz, Polónia Parte 1

Visitei Auschwitz I e II, no dia 4 de Julho, o dia da independência e liberdade para alguns (americanos) mas para mim o dia em que vi a maior prisão e violação dos direitos humanos...


Nesta primeira parte da história importa apenas contextualizar o maior crime contra os direitos humanos relatado na história Mundial, que decorreu entre 1939 e 1945 em diversos países europeus, incluindo a Polónia.

"há muito muito pouco tempo atrás, morreram 6 milhões de judeus e mais de 1,5 milhões de outras minorias pelo nazismo".

"Na tarde de 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram Auschwitz, o maior complexo de campos de concentração e extermínio construído pelo regime nazista. Nas suas câmaras de gás e fornos crematórios, foram assassinadas, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas, das quais cerca de 1 milhão eram judias.

As restantes eram
militantes não aliados como os comunistas ou os fracos como os homossexuais, marginalizados como os ciganos, eslavos, negros, deficientes, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, activistas políticos, objetores de consciência como as Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum


Vítimas tentavam enviar cartas para os familiares. Essas cartas fortemente censuradas pelos SS, eram posteriormente entregues aos seus destinatários, onde se podiam ler frases como: "Tenho saudades vossas, mas estou bem, é uma nova vida". Cartas não-censurados, eram entregues a civis polacos que trabalhavam nas mesmas fábricas onde trabalhavam também os prisioneiros.




Desenhos e relatos eram enterrados na terra, para não serem descobertos pelos SS.



Ao entrar nos campos, os soldados russos encontraram 7,6 mil prisioneiros doentes e famintos e enormes pilhas de roupas, sapatos, óculos, panelas, escovas de dentes, escovas de cabelo, membros artificiais (pernas) e restos mortais, além de 800 toneladas de cabelo humano, que serviam para enchimento de travesseiros.




Factos

Causas da Segunda Guerra Mundial
- Projectos militares: Alemanha, Itália e Japão (Eixo) com intenções expansionistas
- Desrespeito ao Tratado de Versalhes por parte da Alemanha (produção de armamentos, aumento do exército)
- 1939: Alemanha invade a Polónia: Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
- EIXO (Alemanha, Itália e Japão) x ALIADOS (Inglaterra, URSS, França e EUA)
- Eixo liderado por Hitler
- Hitler persegue, prende em campos de concentração e ordena o assassinato de aproximadamente 6 milhões de judeus e 1,5 milhões de outras minorias ( Holocausto).
-1939 a 1941 : vitórias do Eixo
- Ofensiva japonesa: ataque a Pearl Harbor em 1941 e entrada dos EUA na guerra
- 1941 a 1945: reacção dos Aliados
- O Dia D : ataque dos aliados na Normandia
- 1945: Alemanha assina a rendição e suicídio de Hitler
-1945: EUA atiram bombas Atómicas no Japão (Hiroshima e Nagasaki)

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objectivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.


Fontes: http://www.un.org/av/radio/portuguese/detail/2084.html; http://pt.shvoong.com/humanities/1690672-holocausto/; http://www.tg3.com.br/2gm/segunda_guerra_mundial.html; http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

Fim da parte 1

Na parte 2: crimes cometidos, experiências médicas, os fugitivos mal sucedidos, as epidemias, as casas de banho, a comida, os bens valiosos, a selecção de aptos e inaptos, o processo de exterminação, a frase "O trabalho irá libertar-vos"...

2 comentários:

CC disse...

É sem dúvida um dos acontecimentos mais chocantes da nossa história. Fico a aguardar a continuação do teu relato.

Lynx Pardinus disse...

Rute, este seu destino de viagem já foi também o meu. Mantenho vivas várias recordações e sobretudo nunca mais parei de, através de outras pessoas, de livros, e outras fontes, reflectir sobre o que aconteceu naquela zona da Europa ainda há pouquíssimo tempo, se virmos as coisas numa perspectiva histórica ampla. Seis décadas é quase nada.
Foi em 2001 que estive na Polónia. Voei para Varsóvia, depois num voo doméstico para Cracóvia, num avião pequeno. Ainda no mesmo dia...ou melhor, na mesma noite, fui de Cracóvia para Katowice de carro e foi num hotel nessa cidade que fiquei enquanto estive na região da Silésia. Visitei Cracóvia, o gueto, Auschwitz, e Birkenau.
Acho que tenho várias coisas para partilhar consigo sobre este tema. Mesmo sendo descritivo queria muito que experimentasse ler o ‘Se Isto é um Homem’ de Primo Levi porque é um livro que complementa a sua visita. Irei voltar a escrever aqui sobre este tema, mas para já queria só dizer que não há nenhuma garantia de que um acontecimento assim não volte a acontecer. Aliás, vão acontecendo outros, de menor dimensão, mas não menos horríveis e condenáveis, e por vezes pouco se faz, ou faz-se tarde.
Interessa perceber em que condições é que Hitler chegou ao poder, e como é que em pouco tempo se evoluiu de um regime relativamente aberto para um regime extremista e por que é que foi tão difícil impedir que isso acontecesse. A sociedade daquela época não era assim tão diferente da sociedade da nossa época e por isso devemos ser suficientemente medrosos e prudentes para perceber que é necessário cultivar uma vigilância rigorosa. Hitler foi eleito democraticamente...As pessoas estão hoje alheadas da política, não é? Bom sinal? Talvez sim. Porque se atingiu um patamar de bem-estar e de liberdade razoável. Perigoso estar alheado da política? Sem dúvida. As nossas escolhas e a nossa vigilância continuam a ser muito importantes mesmo hoje quando parece que já não são, e que, seja assim ou assado, tanto faz. Depois continuarei.